Como surgiu o Boonzi?
Esta é uma pergunta que me fazem muitas vezes. E que boa pergunta para estrear o blog!
Há alguns anos era rara a vez em que uma consulta ao extracto bancário não era acompanhada de um ar de surpresa e desapontamento. “Mas o meu dinheiro evapora-se??“. Este era um problema que tinha que ser resolvido.
Primeira tentativa: registar tudo no Excel
Como a maioria das pessoas, um dia agarrei em mim e forcei-me a fazer um levantamento das despesas e receitas no Excel. Comecei a conhecer-me. As surpresas começaram a desaparecer e o saldo a aumentar. Mas dava trabalho e era chato, pois perdia tempo a levantar e categorizar todas as transacções. Muito tempo. E com o crescer de responsabilidades – casa, carro, trabalho – e de contas bancárias, cresceu também o número de transacções. E com isso, o tempo “perdido” a levantar despesas.
Era tão chato, que por vezes via-me a adiar o levantamento de despesas durante semanas – “faço isto amanhã…“. Um adiar diário até voltarem as surpresas no extracto.
Segunda tentativa: softwares de gestão de finanças pessoais
Posteriormente, experimentei vários softwares de gestão de finanças pessoais e utilizei um durante vários anos. Tornou-se mais simples gerir as despesas mensais, mas como não permitia importar e classificar rapidamente os extractos bancários de bancos nacionais, continuava com o mesmo problema – perdia tempo a levantar e categorizar despesas.
Além disso, era importante para mim gerir as várias contas bancárias do agregado familiar para, posteriormente, planear o orçamento mensal – cerca de 7 contas bancárias diversificadas, mais o pocket money, de 2 pessoas. Precisava de poder ver estatística não só de todas as contas em conjunto, mas também de agrupamentos de contas. E nenhum software de finanças pessoais o permitia fazer. Para não dizer que, regra geral, eram softwares complicados e pouco confortáveis.
Arregaçar as mangas
Se isto eram as minhas necessidades, seriam também as necessidades de qualquer pessoa ou família. A partir daqui, foi uma questão de assentar ideias, discutir o projecto na Webfuel, arregaçar as mangas e colocar mãos à obra para criar um software fora de série!
(Veja aqui o que distingue o Boonzi de todas as outras soluções)
Comentários
[…] Site Oficial http://www.boonzi.pt / www.boonzi.comComo Surgiu o Boonzi https://www.boonzi.pt/blog/como-surgiu-o-boonzi/ […]
[…] Saleiro descreve a situação com mais pormenor no blog da […]
[…] de http://www.boonzi.pt ou http://www.boonzi.com. Se preferirem descobrir como surgiu o Boonzi podem fazê-lo aqui ou ainda passar por aqui para saber o que distingue o Boonzi e o torna numa solução a ter em […]
[…] -, mas todas elas envolvem perder tempo a levantar e classificar despesas (conheça a história neste artigo) . O Boonzi foi criado propositadamente para colmatar estas lacunas, distinguindo-se claramente […]