5 dicas para criar ligações profissionais genuínas em eventos de networking
Já lhe demos a conhecer alguns eventos de networking em Lisboa para que possa aproveitar estes eventos e conhecer pessoas interessantes e mesmo, quem sabe, criar contactos que o vão ajudar a evoluir profissionalmente. Conheça agora neste artigo algumas dicas para criar e manter relações profissionais em e depois de eventos de networking.
De facto, um contacto feito num contexto de networking pode ser muito valioso e dele nascer uma relação profissional. Porém, não pense que para criar uma ligação com alguém em qualquer evento basta distribuir uns quantos cartões de visita. Não. Ligações verdadeiras não são criadas desta forma e um cartão de visita não substitui interacção humana.
Conheça as nossas dicas para:
- aproveitar ao máximo os eventos de networking;
- criar ligações poderosas e verdadeiras.
Seleccione alguns eventos importantes na sua cidade
Por “importantes” queremos dizer importantes para si. Por vezes os eventos mais mediáticos e mais publicitados não são necessariamente os que lhe interessarão mais. Seja selectivo e vá aos eventos que realmente lhe interessam e onde não fará apenas “figura de corpo presente”. Desta forma sentir-se-à mais à vontade para interagir com os presentes e terá mais facilidade em encontrar tema de conversa.
Conheça neste artigo alguns eventos de networking em Lisboa que poderão interessar-lhe, mas de qualquer forma não deixe de fazer também a sua pesquisa por eventos! 🙂
Não se esqueça dos cartões de visita!
Apesar de defendermos que estes não substituem a interação humana, não quer dizer que os deva deixar de lado. Porém, estes servem apenas para que seja mais dificilmente esquecido após o fim do evento.
Mesmo na era do email, Facebook, Twitter e Linkedin, as pessoas que frequentam eventos de networking continuam a esperar trocar cartões de contactos. Para além disso, é uma forma de mostrar que se importa e que te leva estes eventos a sério.
Em sites como, por exemplo, o da 360imprimir (www.360imprimir.pt) e o do Várzea da Rainha consegue fazer cartões de visita a muito baixo preço (250 cartões a 10.99€!), mas tem também boas alternativas fora de Portugal, como no caso da Moo (www.moo.com).
Foque-se nos outros e não monopolize o tempo
Apesar de ser muito importante saber falar de si próprio num evento de networking, não se demore muito nesse tópico do “eu”. As ligações não são unilaterais e só acontecem quando existe interesse de ambas as partes, aliás, como acontece em qualquer tipo de relação. Faça perguntas, mostre-se verdadeiramente interessado nas respostas e interaja com comentários seus quando alguém lhe conta as suas histórias. A grande maioria das pessoas adora quando alguém se mostra interessado nelas.
Faça uma pesquisa prévia
Se por vezes se deixa vencer pela timidez e se sente bloqueado quando deseja comunicar com outras pessoas, esta dica é para si.
A maioria dos eventos tem uma lista de participantes e hoje em dia praticamente toda a gente tem informação sobre si na internet. Pesquise sobre algumas pessoas e invente perguntas que gostaria de lhes colocar se falasse com elas, mas sem evidenciar que sabe alguma coisa sobre elas a priori. Mesmo que essas pessoas acabem por não ser aquelas com quem vai falar durante o evento, o tipo de pergunta pode ser sempre adaptado a outras pessoas que conheça lá e sobre as quais não saiba nada.
Agradeça e mantenha o contacto
Após um evento deste género, se tudo correr bem, vai chegar a casa cheio de cartões de visita. A partir daí, o próximo passo é olhar para eles, recordar os rostos por trás dos nomes e escolher as pessoas com quem achou que criou uma melhor ligação. Nas primeiras 24 horas após o evento, envie-lhes – por exemplo – um tweet, um comentário no Instagram ou no blog a dizer que gostou muito de conhecer a pessoa em questão. Sigua-a nas redes sociais que constarem no cartão de visita dela e comente as suas partilhas, de preferência com alguma referência a algo de que falaram durante a conversa no evento em que se conheceram.
Estas e outras dicas sobre networking figuram no livro “Licenciei-me… e agora“, assim como várias outras dicas relacionadas com a procura de emprego.
Esperamos que aproveite as nossas dicas deste artigo (e as do livro acima, se vier a lê-lo) e que lhe sejam úteis no contexto de eventos deste género. 🙂
Comentários
[…] Eventos como WebSummit são criados não só para aquisição de conhecimento das últimas tendências dos mercados e apresentações de empresas, mas também para a angariação de clientes e investidores. Trata-se, assim, de um grande evento de networking, pelo que sugerimos a leitura do artigo do Boonzi, “5 dicas para criar ligações profissionais genuínas em eventos de networking”. […]