O fenómeno dinamarquês Hygge chegou para ficar e tem-se espalhado um pouco por todo o mundo, especialmente no Inverno. O Doutor Finanças listou até bons hábitos financeiros que podemos aprender com o Hygge; no Boonzi enumeramos agora algumas formas económicas de abraçar o Hygge neste Inverno.

Se ainda não está familiarizado com este conceito, nós explicamos: ‘hygge’ é uma palavra dinamarquesa que, tal como “saudade”, não tem tradução, uma vez que se trata de um sentimento, mas também de um modo de vida. Porém, internacionalmente foi comparado com a palavra “conforto”.

Planeie actividades de grupo

grupos-de-caminhada

Os encontros no café já fazem parte da nossa cultura, mas para além de poderem levar uma grande fatia do nosso orçamento mensal, acabam também por se tornar algo repetitivos e pouco entusiasmantes. Uma opção bem Hygge para quebrar a rotina nestas actividades entre amigos seria, por exemplo, juntarem-se em grupos e irem dar caminhadas em zonas bonitas da sua cidade, estimulando o corpo e a mente, entre o exercício físico e a (boa) conversa entre amigos.

Organize noites de jogos

jogos-de-tabuleiro

Em “O Livro do Hygge”, Meik Wiking, autor e CEO do Happiness Research Institute, revela que os dinamarqueses adoram passar tempo em casa. Para eles, as suas casas são como santuários que os protegem do mau tempo e os aconchega. Um dos rituais caseiros que têm passa por convidarem amigos ou família para jantares e para noites de jogos, quanto menos desligados da tecnologia, melhor.
Deixe-se inspirar pelo Hygge e tire o pó aos seus jogos de tabuleiro e não menospreze uma tarde ou noite de jogos de tabuleiro entre amigos!
Há poucas coisas mais divertidas e construtoras de boas memórias do que este tipo de jogos. Experimente, não se vai arrepender. O objectivo é irem alternante as casas entre os amigos participantes nas noites de jogos.

Aventure-se nas artes manuais

artes-manuais

Apesar de serem grandes apreciadores de peças de vestuário ou de design em que preferem apostar na qualidade e, por vezes, num preço mais elevado, isso não quer dizer que os dinamarqueses não sejam fãs dos trabalhos manuais e das prendas DIY. Na verdade, Meik Wiking, refere que o povo dinamarquês adora presentes feitos à mão, que revelem criatividade de quem os fez, bem como o tempo que a pessoa dispendeu para construir o presente em questão.
Por vezes, o nosso tempo é muito mais valioso do que qualquer outra prenda que possamos comprar com o nosso dinheiro.

Abrande o ritmo e pare para apreciar a natureza

passar-tempo-na-natureza

Para os dinamarqueses é muito importante não trabalhar demasiadas horas para não comprometerem o tempo de qualidade que passam com a família. È certo que o sistema português não funciona da mesma forma em termos de carga horária, mas mesmo assim é possível fazermos pequenos ajustes nas nossas vidas de forma a conseguirmos abrandar o ritmo diário.
Uma boa sugestão será tirar tempo para simplesmente estar ou passear na natureza. Mesmo sem sair da cidade é possível ter um pouco desta experiência, aproveitando os espaços verdes disponíveis. No verão, quando ainda há luz depois do horário (tradicional) laboral ou ao fim de semana, experimente começar a criar a tradição de passear com a família nos espaços verdes da sua cidade.
Em Lisboa tem inúmeros espaços, como o Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade), a Quinta das Conchas e dos Liláses e a Tapada das Necessidades. Veja aqui a lista de parques em Lisboa.
Já no Porto, temos o lindíssimo Parque da Cidade, Quinta do Covelo e o Parque de S. Roque. Veja também aqui a lista de espaços verdes no Porto.

Dedique-se à pastelaria caseira

pastelaria-em-casa

Uma das melhores formas de experienciar um momento Hygge é dedicar-se à confecção lenta e manual de pastelaria. Muitos doces de pastelaria dinamarquesa são à base de massa folhada, pelo que recomendamos esta receita de base de pastelaria dinamarquesa para começar.
Ao fazer a sua própria pastelaria em casa não só reforça as suas qualidades de pasteleiro/a como passará a apreciar melhor o que é feito à mão, de “raíz”.
Na próxima noite de jogos de tabuleiro com amigos, que tal pedir-lhes como contribuíção (se os jogos forem em sua casa) sacos de farinha, ovos ou manteiga? Assim, da próxima vez que se juntarem, poderá oferecer-lhes as suas criações pasteleiras, juntando, para além dos ingredientes tradicionais os seguintes ingredientes Hygge: tempo, carinho e um presente DIY. Para além disso, se tiver filhos pequenos, envolva-os no processo de fazer os doces; eles adoram e é uma forma de passar tempo de qualidade com eles.

 

E o leitor? O que pensa sobre esta forma de viver e estar dos dinamarqueses? Conhece o fenómeno Hygge? De que outras formas o podemos viver e adaptar às nossas vidas sem sacrificar a carteira? 🙂

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?