Dada a importância da literacia financeira, é de espantar que esta não seja uma disciplina obrigatória nas escolas. Tendo isto em conta, ensinar boas práticas financeiras às crianças fica a cargo dos pais, aos quais deixamos algumas sugestões para facilitar a tarefa de ensinar os seus filhos a importância da poupança e da gestão do seu dinheiro.

Dê-lhe uma recompensa em troca de tarefas domésticas

A atribuição de uma mesada ou semanada não é novidade nenhuma. A dica deste tópico recai mais sobre a importância de ser atribuída uma tarefa à criança a troco da recompensa. Assim, estão criadas não só as condições para aprender a gerir o seu dinheiro, mas também para aprender que o dinheiro custa a ganhar e que este não aparece magicamente na carteira se não houver algum tipo de esforço envolvido.
Ajuste as tarefas à idade dos seus filhos e dê tarefas mais simples a crianças pequenas como, por exemplo, regar as plantas ou limpar o pó, por exemplo. A quantia com que decide recompensar os seus filhos apenas lhe diz respeito, mas o importante é que vai dar-lhe o poder de tomar decisões sobre como gasta o seu dinheiro desde os primeiros anos de vida.

Deixe-os gastar o dinheiro

hands-604127_960_720

Ponha um fim às birras dos seus filhos ao ensinar-lhes que, se querem assim tanto um boneco ou jogo que vêem quando vai às compras com eles, podem comprá-lo com o dinheiro que recebem das tarefas que fazem em casa. Se o dinheiro que têm não chega, incentive-os a poupar com essa meta em vista. Desta forma, estará também a melhorar os conhecimentos de matemática dos seus pequenos.

Ajude-o a estabelecer metas de poupança

Não é difícil descobrir o que é que as crianças desejam comprar; os seus filhos facilmente lhe dirão o que querem em qualquer ida às compras. Mas assim que souber de um dos seus maiores desejos, crie uma meta de poupança física; pode ser uma caixa, um frasco de vidro, qualquer coisa que dê para encher com as poupanças destinadas a adquirir o brinquedo (por exemplo) em questão. Para estimular o ímpeto da poupança e motivar o seu filho a cumprir a meta, coloque uma imagem daquilo que tanto deseja comprar na caixa ou frasco de vidro.

Recompense as poupanças alcançadas

Uma óptima maneira de recompensar os seus filhos pelos seus esforços em poupar dinheiro para cumprir os seus objectivos e assim incentivá-los a continuar esta boa prática no futuro, é precisamente recompensá-los quando atingirem as suas metas. A recompensa fica a seu critério, mas deixe claro a que se deve o gesto. Uma sugestão é atribuir-lhes um pequeno prémio em dinheiro para a caixa das poupanças.

Ensine-o a procurar melhores preços

child-1073638_960_720

Sempre que o seu filho indicar um item que deseja comprar com as suas poupanças, sugira que aguarde um pouco para, em casa, ambos procurarem onde é que esse mesmo produto se encontra mais barato. É uma forma lúdica de o ensinar acerca de descontos, promoções e, no geral, como fazer compras mais inteligentes. Não se esqueça de procurar online e de explorar a possibilidade de encomendar algo em segunda mão, mas em estado novo.

Estas são pequenas lições que, se bem consolidadas, ficarão com os seus filhos até à idade adulta, quando já ganharem o seu próprio dinheiro e se depararem com as mesmas responsabilidades que o leitor.

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?