Ao iniciar-se no ramo do empreendedorismo precisa de saber controlar não apenas as suas finanças da vida pessoal, como também as da sua empresa, para que consiga fazer uma boa gestão da sua vida financeira. Conheça as seis dicas do autor convidado da GestãoClick para que consiga separar as suas finanças pessoais das empresariais sem grandes dificuldades.

No que diz respeito à gestão destes dois tipos de finanças, a questão é que a mistura das despesas impede um completo acompanhamento dos seus lucros e, claro, das suas despesas. Dessa forma, o empresário não tem as informações necessárias para tomar a decisão certa nem em casa nem no trabalho.
Principalmente nos casos em que o próprio empreendedor é quem cuida das finanças da empresa, é preciso ter cuidado e atenção para não acabar a misturar o dinheiro da vida pessoal com o da empresa, podendo assim confundir-se os gastos, como salário de funcionários, contas da residência familiar, gasolina, entre outros.
Em virtude disso, enumeramos aqui 6 ótimas dicas de como separar as suas finanças pessoais das empresariais, ou seja separar o seu dinheiro do dinheiro da empresa. Esperamos que elas possam ajudá-lo.

shutterstock_399953818

Separe as Contas Correntes e Cartões

A primeira dica para poder separar melhor o seu dinheiro do dinheiro da sua empresa, é ter contas bancárias separadas. Exatamente, ter uma conta corrente para as suas finanças pessoais e outra para as empresariais. Assim, corre menos risco de usar o dinheiro que acabou de receber de um cliente da empresa para pagar uma conta de luz ou de internet da sua casa, por exemplo. Isto vale não só para as contas em si, mas consequentemente para os cartões de débito e crédito. Além disso, muitas vezes, os próprios bancos oferecem condições de conta diferenciadas no caso de optar por ter as duas contas no mesmo banco.

Não gaste o dinheiro que ainda não entrou

Muitos que entram no ramo de empreendedorismo acabam por algumas vezes a cometer o erro de gastar o dinheiro que ainda não ganhou, o famoso “dinheiro prometido”. Tal atividade é um grande erro, pois ainda que se tenha quase certeza de que aquele valor irá entrar imprevistos podem acontecer e isso pode resultar em dívidas para sua empresa.

Faça reservas

Outra dica para quem não quer comprometer as finanças pessoais e empresariais é fazer uma reserva quando estiver numa “fase boa”. Isso ajudará a não cometer o erro mencionado anteriormente, de gastar um dinheiro que ainda não entrou. Assim, conseguirá manter as suas finanças em dia e a sua conta no “verde” de forma mais tranquila.

Defina o seu salário

Muitos empresários, principalmente iniciantes, acabam por não saber exatamente o quanto deve retirar por mês da sua empresa para si, ou seja, o seu salário. Isso faz com que ele vá retirando de acordo com as suas necessidades pessoais e pode acabar por prejudicar tanto as finanças pessoais como as empresariais, que correm o risco de não ficarem estabilizadas. Por isso, saiba o lucro real da empresa, estabeleça um salário para si, e somente quando as coisas estiverem a correr muito bem, poderá definir um bónus como recompensa.

Se necessário, procure ajuda

Muitos empreendedores hoje, principalmente quando estão em fase de início de carreira, precisam de certa ajuda. Por isso, não se envergonhe de pedir ajuda a especialistas da área, pois estes estão preparados para ajudar a organizar as suas finanças.

Utilize Ferramentas

Com o avanço da tecnologia, está tudo bem mais facilitado, inclusive para empresários. Existem diversas ferramentas, como aplicações, softwares e sistemas que podem ajudá-lo muito no controlo das suas finanças. Um software de gestão que poderá ser uma ótima ferramenta do tipo, é a GestãoClick, que possui um sistema de ERP online, e com certeza ajudará não só nas finanças como na organização de diversos aspectos da gestão da sua empresa. No que diz respeito à gestão das finanças pessoais, poderá continuar a contar com o Boonzi, que pode inclusive testar gratuitamente.

Se tem uma empresa e leu estas dicas, gostaria de acrescentar alguma para tornar a nossa lista mais completa? Há algum conselho que não conste nesta lista e que gostaria de partilhar com os leitores? 🙂

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?