Boonzi 42: anexar documentos às transacções
Disponibilizamos hoje o Boonzi 42, que permite anexar documentos às transacções de uma forma muito mais simples, possibilita alterar a directoria dos anexos, e altera a estrutura da pasta de anexos para simplificar o processo de reunir os seus documentos para, por exemplo, enviar ao contabilista.
Arrastar documentos para cima da transacção
Nesta versão basta agarrar num ficheiro no disco e arrastar para cima da transacção na lista sem ser preciso abrir a caixa de edição. Ou seja, juntar facturas às transacções torna-se muito mais rápido e simples. Veja o exemplo no vídeo abaixo:
Outra diferença, é que agora a lista de transacções mostra o ícone de um “clipe” sempre que uma transacção tiver um anexo:
Mudar a pasta onde são gravados os anexos
Agora, é também possível mudar a pasta onde os anexos são gravados. Para isso basta ir a Configuração > Perfil, fazer scroll até ao fundo, e na zona de “Pasta dos anexos”, clicar em alterar directoria. Todos os anexos na pasta antiga serão movidos para a nova pasta.
A principal vantagem desta possibilidade, é que permite por exemplo colocar a pasta de anexos dentro do Dropbox ou Google Drive, para que todos os documentos fiquem disponíveis em vários computadores.
Estrutura da pasta de anexos mais organizada
Também mudamos a estrutura de directorias da pasta onde o Boonzi grava os anexos das transacções. Antigamente, era criada uma pasta por cada anexo, com a data da transacção. Agora é criada uma pasta para cada mês, onde são colocados todos os ficheiros relativos a esse mês. Ou seja, ficará com uma pasta com todas as facturas de Janeiro, outra com todas as facturas de Fevereiro, e por aí adiante.
Além disso, os ficheiros que anexa às transacções são renomeados automaticamente sendo acrescentada a data da transacção no início do ficheiro. Ou seja, se o seu ficheiro se chamar “Vodafone.pdf”, será renomeado para “2015-06-17 (2) – Factura Vodafone.pdf” (o 2 é um número de identificação da Transacção), e colocado na pasta 2015-06 (a pasta com todas as facturas de Junho). Portanto, o Boonzi organiza por si as suas facturas na pasta que definiu para os anexos.
Assim, se for um profissional em nome individual ou uma pequena empresa e precisar de enviar todos os documentos para o contabilista, basta “zipar” as 3 pastas do Trimestre, e enviar o zip por email.
Para actualizar para a versão 42 basta, como de costume, iniciar o seu Boonzi e clicar no aviso que aparece no topo. Espero que tenha gostado de mais esta “pequena” novidade que irá fazer muita diferença se gosta de manter todos os seus documentos organizados no Boonzi.
Comentários
Excelente update. No entanto fica a sugestão para que passe a ser possível no Boonzi Mobile tirar uma foto a um documento (…ou associar um ficheiro) e associar a uma transação. O ficheiro seria enviado para a Dropbox, e iria ficar disponível em todos os Boonzi da mesma conta.