Boonzi “Mega-Budgets” Beta 1 já disponível
É com grande prazer que partilho neste post a versão Beta 1 Beta 2 Beta 3 do Boonzi “Mega-Budgets”. Aquela que era a maior lacuna do Boonzi – a orçamentação -, torna-se a partir de hoje num dos seus maiores trunfos, permitindo-lhe construir o seu plano de futuro com vista a aumentar poupanças, reduzir dívidas, ou simplesmente acabar com o stress financeiro.
Não salte já para o download – leia primeiro o artigo, até porque sendo uma versão Beta precisará de fazer backup ao seu perfil e terá que ter alguns cuidados.
O que é o Boonzi “Mega Budgets”?
As versões anteriores do Boonzi eram excepcionais a lidar com o Passado e o Presente. Isto é, permitiam-lhe conhecer os seus hábitos financeiros (Passado), e qual a sua situação financeira actual (Presente).
Mas uma boa gestão do dinheiro implica uma visão e preparação do futuro. Implica definirmos objectivos e tomarmos hoje boas decisões para estarmos preparados para o dia de amanhã.
A orçamentação é a melhor forma de fazer essa preparação. Estará a assumir uma postura pró-activa em relação ao seu dinheiro ao planear o destino de cada Euro. Terá um controlo real do seu futuro financeiro, e uma visão de longo prazo que o ajudará a tomar as melhores decisões financeiras.
O Boonzi “Mega-Budgets” permite-lhe especificar quanto pensa gastar e receber em cada categoria, ao longo dos próximos meses, mês a mês. O seu saldo será previsto para cada um dos meses futuros, de forma a que saiba quanto dinheiro terá no final de cada mês, ou mesmo daqui a um ano.
À medida que for registando as suas despesas e receitas (ou importando extractos), o Boonzi irá mostrar-lhe quais as categorias em risco de incumprimento e recalcular o seu saldo futuro em função destes desvios. Tudo de uma forma automática, rápida e inteligente.
Algumas imagens
O que ganho com esta versão do Boonzi?
São muitos os benefícios de uma boa orçamentação:
- Saberá sempre quanto dinheiro terá na conta no final de cada um dos próximos meses
- Estará preparado para os encargos futuros. Nunca mais será apanhado desprevenido sem dinheiro na conta para pagar aquelas grandes despesas pontuais (IMI, seguro do carro, revisão, Natal, aniversários, etc)
- Conseguirá realmente saber quanto conseguirá poupar no final de cada mês caso se mantenha fiel ao seu plano
- Conseguirá definir objectivos de poupança claros e reais, e acompanhar o seu cumprimento. Caso falhe algum, o Boonzi adapta-se e mostra-lhe logo o impacto que esse desvio terá no seu futuro
- Perceberá o impacto que os seus créditos têm no orçamento mensal, e conseguirá adaptar o seu orçamento mensal com vista a acabar com estas dívidas
- Terá uma visão de longo prazo das suas finanças, e saberá à data de hoje quanto dinheiro terá no futuro
- Conseguirá realmente atingir poupanças anuais significativas
- Obterá real controlo sobre o seu dinheiro, e eliminará o stress financeiro.
O ponto de situação do Beta 1
Esta versão Beta está a 85%, faltando:
- Lidar melhor com as transferências entre contas
- Guias durante o uso, e ecrãs de introdução a explicar como funciona
- Resolver bugs e falhas de usabilidade (34 por resolver neste momento)
Como usar o Mega-Budgets
A orçamentação divide-se em três momentos:
- Criação de Orçamentos
- Acompanhamento (e ajuste) de orçamentos
- Visão Geral
1. Criação de Orçamentos
Ao visitar a nova secção de orçamentos pela primeira vez, verá o ecrã de criação de orçamento.
Este ecrã permitir-lhe definir os limites de despesas e receitas em cada categoria, para o mês escolhido.
Se já utilizar o Boonzi há algum tempo, o novo orçamento será auto-preenchido com as suas despesas típicas. Se porventura tiver um orçamento criado, o auto-preenchimento será mais eficaz pois tomará em conta o orçamento anterior.
Se quiser, poderá corrigir logo o auto-preenchimento usando as ajudas à direita (no menu “Auto-Preencher”). Por exemplo, se clicar em “Despesas e Receitas de Set’14”, irá auto-preencher todas as categorias com os valores que gastou/recebeu no mês que escolheu, e depois só terá que corrigir as diferenças.
Para acertar o limite de uma categoria, basta clicar sobre a célula correspondente (por exemplo, combustível), e preencher o valor que tenciona gastar com a mesma. Ao clicar na célula, aparece uma pequena ajuda que lhe mostra quanto gastou nessa categoria no mês anterior, no ano anterior, qual a média de gastos, etc. Poderá também clicar sobre qualquer um dos valores desta ajuda para auto-preencher com esse número.
Sempre que altera algum valor, o Boonzi actualiza o resumo, indicando quando vai gastar e receber nesse mês, e quanto sobrará (ou faltará) no final. Ou seja, saberá sempre se está dentro do orçamento, e que poupança obterá.
Deverá definir os limites para todas as despesas e receitas que espera realizar neste mês. Tente não se esquecer de nada, e ser o mais preciso possível – desvios ou “esquecimentos” que parecem pequenos fazem grande diferença no seu orçamento mensal, como se aperceberá à medida que for utilizando estas novas ferramentas. Quando tiver terminado, clique em criar orçamento.
2. Acompanhamento de Orçamentos
Depois de criar o orçamento mensal, é fácil acompanhá-lo. No ecrã de orçamentos, verá várias barras, uma para cada categoria, que lhe indicarão se está a cumprir ou não os limites que definiu. Se a barra estiver a verde, está no bom caminho. A amarelo, significa que tem que ter cuidado. E a vermelho, é porque ultrapassou o limite, e o seu orçamento já não será cumprido.
Ao fundo do ecrã, terá sempre um resumo que lhe indica quanto vai poupar no final do mês e qual será a sua posição final. Ou seja, saberá logo com quanto dinheiro ficará na conta quando o mês terminar.
Se passar o rato sobre este resumo, aparecerá uma pequena tabela. Esta tabela mostra a comparação entre os valores actuais (quanto gastou e recebeu até agora), os valores orçamentados (quanto preveu gastar e receber), e os valores previstos (quanto é que o Boonzi prevê que realmente gastará caso já tenha ultrapassado algum limite).
Poderá a qualquer momento corrigir algum dos limites. Para isso, clique sobre a barra a corrigir, e verá à direita uma caixa para editar o limite. Especifique o novo valor, e carregue em “Enter”. Já está! O Boonzi irá recalcular as suas poupanças e saldo previstos, tanto deste mês como dos futuros.
Caso se tenha esquecido de definir o limite de alguma categoria, poderá clicar no botão no canto superior direito (Adicionar limite), e acrescentar este novo limite ao seu orçamento.
As setas no topo permitem-lhe navegar para o orçamento seguinte e anterior. Poderá também navegar com o teclado. Ao avançar para um mês não orçamentado, verá o ecrã de criar novo orçamento, mas desta vez já vem preenchido com os valores que orçamentou no mês anterior. Ou seja, os orçamentos seguintes são sempre mais rápidos de criar – só terá que acertar as diferenças entre meses.
Para tirar o máximo partido da orçamentação, deve procurar criar logo o orçamentos para o máximo de meses possível. Isto dar-lhe-á uma visão de longo prazo das suas finanças, e fará com que esteja sempre preparado para os encargos futuros.
3. A nova Visão Geral
O ecrã de Visão Geral foi completamente refeito. Uma das grandes novidades, é o facto deste tirar melhor partido da largura do ecrã. Se tiver uma janela maior, verá mais paineis. Se a janela for menor, estes serão empilhados numa coluna única.
A leitura é mais clara e rápida, apesar de mostrar bastante mais informação. Um dos novos paineis, é o da Posição Financeira, que mostra de forma rápida quanto dinheiro tem agora, e quanto terá dentro de um ano. Para isso terá que orçamentar primeiro os próximos 12 meses.
À esquerda, verá o painel de Orçamentos em Destaque, que exibe não só as barras das categorias em risco de incumprimento, mas também um resumo de quanto irá poupar, e com quanto dinheiro ficará no final do mês.
Outros dois novos paineis, que aparecem à direita quando tem largura suficiente no ecrã, são o de Previsões e o de Posições Futuras. O painel de Previsões mostra uma tabela com o valor da poupança prevista nos próximos meses, e a sua posição financeira no final de cada mês. Quanto ao painel de Posições Futuras, este mostra de forma gráfica a variação do seu saldo nos próximos meses.
Já não existem orçamentos anuais
A evolução para o Mega-Budgets implica dois compromissos:
- Já não poderá criar orçamentos anuais, por motivos óbvios (não é compatível com esta forma de orçamentar)
- Os seus orçamentos antigos não serão considerados (também incompatíveis)
Outro compromisso que terá que fazer, é assumir que vai encontrar alguns bugs aqui e ali – trata-se de uma versão Beta. O que pretendemos é que nos reporte sempre que encontrar um problema. Esperamos lançar mais duas versões Beta antes de ser “oficial”.
Quero usar já o Mega-Budgets Beta 1 Beta 2 Beta 3!
Antes de mais, precisará de ter alguns cuidados *obrigatórios*
- Se sincronizar usando esta versão, não poderá voltar a sincronizar usando a versão “oficial” – i.e. terá que continuar a usar esta versão
- Faça um backup do seu ficheiro de perfil!
- Em Windows, esta versão não sobrepõe a sua versão oficial. Ou seja, ficará ambas as versões (a beta e a oficial) no seu computador.
O ponto 2 é extremamente importante – se sincronizar usando o Mega-Budgets, terá que passar a usar esta versão (ou superiores) em todos os computadores.
Avisos feitos, pode descarregar o Mega-Budgets beta 1 beta 2 beta 3 nos links abaixo:
[2014/11/18 – Lançamos hoje o Mega-Budgets Beta 2, pelo que os links acima foram actualizados. Saiba tudo aqui]
[2014/12/11 – Lançamos hoje o Mega-Budgets Beta 3, pelo que os links acima foram actualizados. Saiba tudo aqui]
Uma diferença que notará em Windows é que não precisará de instalar este versão – assim que termina o download está pronto a usar.
[2015/01/05 – Lançamos hoje a versão oficial do Boonzi 40 que já contempla o Mega-Budgets na sua secção de Orçamentos. Saiba tudo sobre o Boonzi 40 aqui]
O que se segue
Os próximos passos consistem em:
1. Lançar o Beta 2 que corrige os cerca de 30 bugs identificados
2. Lançar o Beta 3 (ou logo o final) que trará ajudas à utilização e resolve limitações na orçamentação de transferências
3. Lançar uma versão mais robusta do Boonzi Mobile
4. Acrescentar os Mega-budgets ao Boonzi Mobile para que possa acompanhar o estado dos orçamentos no seu telemóvel
O seu feedback
Foram vários meses de trabalho, e ainda temos mais algumas semanas até sairmos de Beta. O seu feedback é essencial para nós – partilhe connosco todos os bugs que encontrar, alguma incoerência nos cálculos ou mesmo o que mais gostou e quais as maiores vantagens para si neste novo sistema.
Fico a aguardar o seu feedback. Entretanto, vou já colocar mãos à obra e arrancar o Beta 2. Até já! 😉
Actualização – [2015/01/05 – Lançamos hoje a versão oficial do Boonzi 40 que já contempla o Mega-Budgets na sua secção de Orçamentos. Saiba tudo sobre o Boonzi 40 aqui]
Comentários
Boa noite, configurei duas contas, mas agora quero fazer o orçamento separado por conta e não me deixa seleccionar somente uma, estou a fazer algo de errado?
Obrigado
Assur
Boa tarde Assur,
Respondemos a essa questão e a várias outras questões frequentes sobre o Boonzi 40 neste artigo: https://www.boonzi.pt/blog/perguntas-frequentes-boonzi-40/
Veja (principalmente) os tópicos:
– Porque não consigo “activar” e “desactivar” contas quando estou na secção de orçamentos ?
– Devo orçamentar todas as minhas contas ou excluir algumas? O que recomendam ?
Se ainda tiver ficado com alguma dúvida, contacte-nos através de support@boonzi.com para que o possamos ajudar. Obrigada! 🙂
Bom dia,
Já utilizo a versão boonzi.37 e reparei no seguinte:
Quando no orçamento clico nas rubricas para aceder ao detalhe das mesmas se as contas não estiverem activadas na Visão Geral esse detalhe não aparece no orçamento (aparece a zero).
O valor total gasto da categoria aparece no orçamento mas os detalhes desse total não. Is to apesar da conta estar incluida no orçamento.
Com os melhores cumprimentos e Votos de Um Bom Natal a toda a equipa Boonzi,
José Longo
Bom dia José,
bem visto! Já está registado para correcção.
Obrigado e votos de Boas Festas. 🙂
[…] versão ”Mega-Budgets” do Boonzi é perfeita para criar orçamentos com precisão e com o máximo detalhe, pois […]
Ola Catarina
Já li, logo vou validar esta nova funcionalidade! 🙂
Obrigada
Silvia
[…] ainda não o tenha feito, antes de prosseguir com a leitura deverá obrigatóriamente ler este artigo onde explico o funcionamento e vantagens desta grande transformação ao […]
Boa noite,
Parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido.
Como posso, estando no mês de novembro, projetar ou elaborar o orçamento para o mês de dezembro?
Obrigado,
Luís Cardoso
Boa tarde Luís,
Muito obrigada! 😀
Para criar um orçamento para Dezembro, basta criar o de Novembro (se não quiser preencher pode criar na mesma, ficando com os valores por defeito) e clicar na setinha do lado direito que aparece ao lado de “Novembro 2014”. 🙂
Boa tarde,
Obrigado pela resposta no entanto, possivelmente não expliquei convenientemente.
A questão é: Um perfil novo em que não existem movimentos até ao dia de hoje. Vou iniciar a utilização e como tendo já uma previsão dos gastos que vou incorrer e das receitas que vou ter, gostar de elaboração o orçamento para dezembro e quiçá para janeiro de 2015.
O único valor que existe é o meu saldo do banco.
AO lado do mês não vejo qualquer setinha…
Obrigado
LC
Luís,
julgo que percebi a questão que levanta – o que se passa é que tem que criar primeiro o orçamento de Novembro (para poder depois criar o de Dezembro), embora já não se justifique criar o de Novembro por o mês estar no fim. É isso?
Obrigado pelo feedback!
SIm, é isso. Já tinha chegado é essa conclusão mas, de todo, não me parece correto e não entendo a lógica.
Obrigado.
Luis,
é uma das tarefas em backlog que está por resolver:
BZDE-668 How to allow the user skip budgeting this month ?
Olá Luís,
Com o lançamento do beta 3 do Mega-Budgets surgiu uma nova forma de criar o orçamento para o mês seguinte, sem ser necessário preencher o do mês actual.
Ou seja, pode agora clicar no link “Ignorar orçamento deste mês” para saltar logo para o orçamento do mês seguinte.
Conheça as restantes novidades do beta 3 aqui: https://www.boonzi.pt/blog/boonzi-mega-budgets-release-candidate-um-passo-da-release-final/
Perfeito.
Rapidez na solução. Parabéns por ouvirem os utilizadores.
Obrigado,
LC
Boa tarde,
O que terá falhado?
Na criação dos orçamentos, ignorei o mês de dezembro e segui para janeiro. Após a introdução dos valores e satisfeito com a perspectiva encerrei a aplicação. Mais tarde, para meu espanto, quando tornei a abrir a aplicação não existia orçamento para janeiro!…
O que terá corrido mal?
Obrigado,
LC
Boa noite Luís,
assumo que esteja a usar a versão
3736 (Configuração > Créditos).Segundo indica, realizou os seguintes passos:
P1- Foi aos orçamentos, e apareceu o ecrã de “Novo Orçamento” para Dezembro
P2- Clicou no botão de “Ignorar orçamento para este mês”
P3- Apareceu então o orçamento de “Novo Orçamento para Janeiro”
P4- Colocou os valores que pretendia e carregou no botão de Criar
P5- Apareceram as “Barras” de orçamento no modo de visualização
P6- Fechou o Boonzi, voltou a abrir e o Orçamento de Janeiro já não está presente.
Pode confirmar os 6 passos acima? Há algum que tenha sido diferente (mesmo que só ligeiramente) ?
Pergunto ainda:
Q1: Sincronizou depois de gravar o orçamento ?
Q2: Modificou algum valor depois de criar o orçamento?
Q3: Criou mais algum orçamento?
Q4: Depois de ter voltado a abrir o Boonzi, já efectuou mais alguma alteração nos Orçamentos?
Pedia-lhe, se possível, que respondesse a estas questões dirigindo um email ao nosso suporte ( support [AT] boonzi {PONTO} com ) e, caso o permita, anexando o seu ficheiro de perfil ao email para que possamos investigar o que aconteceu.
Agradeço imenso o feedback, e aproveito para perguntar a mais algum dos “testers” que segue este artigo se porventura também experienciaram algo semelhante?
Obrigado 🙂
Bom dia,
Confirmo que estou a usar a versão 36. Confirmo ainda que, os passos executados foram os que explanou.
Informo ainda que, na mesma ocasião, gravei movimentos e anexei documentos aos mesmos que se mantêm.
Quanto às suas perguntas informo que criei um orçamento executando ambas as situações: sair da aplicação sem sincronizar e sincronizar antes de sair. Em ambas as situações o problema mantém-se. Ao abrir a aplicação o orçamento não aparece.
Cumprimentos,
LC
Luis,
estamos a tentar replicar o problema na v36 e não estamos a conseguir.
Tentei contactá-lo pelo suporte e procurei pelo seu email na lista de clientes mas não encontrei. Provavelmente terá descarregado o Boonzi com um email diferente do que usa no Blog.
Seria possível enviar-nos o ficheiro de perfil para podermos investigar esta ocorrência?
Queríamos ter uma nova “release” pronta hoje ao final da tarde, mas gostaríamos de ter esta situação devidamente investigada antes.
Se nos puder ajudar, ficaria muito grato.
Obrigado!
Caro João Salgueiro,
O email que está associado à aquisição do software é: luis.cardoso [AT] outlook {PONTO} com. Quanto ao ficheiro do meu perfil está a referir-se ao ficheiro que contém os dados das minhas contas, certo!
Tipo: MyMoney.bon
Não sendo entendido em informática e não querendo ferir suscetibilidades, pergunto: se enviar esse ficheiro não vão ter acesso a todos os meus movimentos?
Se assim fôr, não vejo qualquer inconveniente em enviar, no entanto, pergunto: existe a possibilidade de dispersão do mesmo?
Cumprimentos,
LC
Obrigado por todas as ajudas Luís. O nosso suporte já terá entrado em contacto consigo. 🙂
Quando sera possível através do app tirar fotografias aos recibos, facturas e incorporar essa despesa em ambas versões mobile e desktop? existe uma aplicação mobile e desktop que faz isto expensify, pelo que penso que querendo o bonzo estar sempre actualizado é um must a ter disponível
Olá Gonçalo,
é algo que faz todo o sentido e que está na wishlist mas não temos ainda nenhuma previsão.
Por nós era já hoje, mas como somos poucas mãos temos que nos ir concentrando numa actualização de cada vez – e a lista para os próximos meses está completamente preenchida.
Mas ficou anotado o interesse! 😉
[…] artigo anuncio o lançamento do Beta 2 do Boonzi Mega-Budgets, o novo conjunto de ferramentas de orçamentação do […]
João,
Reparei agora num problema que pode ser grave 😛
Tenho dois computadores (o meu e o da minha mulher) com a mesma conta na cloud, ambos com a versão Beta1 (33). Acontece que eu criei os orçamentos no meu computador e ele sincrozina as transições todas mas os orçamentos não sincroniza, então no dela aprece tudo a vermelho porque existem transações mas a orçamentação é “0”.
Cumprimentos,
TM
Obrigado pelo aviso Tiago. Já está corrigido no MegaBudgets2 que deve sair ao público na próxima Segunda 🙂
[…] que antes de podermos lançar o Mega-Budgets teríamos que corrigir os vários ecrãs que não nos enchiam de orgulho, até porque o […]
Boas,
Felicito a equipa pelo excelente trabalho desenvolvido.
Aproveito para pedir novamente a inclusão na próxima actualização da funcionalidade de impressão ou exportação do patrimonio, visível no separador visão geral. Adorava conseguir imprimir a posição das demais contas com saldos.
Obrigado
Cumprimentos
Filipe
Olá Filipe,
depois de estabilizarmos o Mega-Budgets, estamos a pensar adicionar suporte a “tipos de conta bancária”. Como vamos ter que redesenhar alguns ecrãs, esse será um óptimo momento para ponderar a exportação da lista de contas.
Obrigado mais uma vez pelo “heads-up” 🙂
Olá João,
Segue print de um bug. Versão MacOS. O “Hoje” e os traços estão em cima das palavras e não das barras.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/2095577/Screen%20Shot%202014-11-08%20at%2014.53.38.png
Abraço,
TM
Olá Tiago,
obrigado! Localmente já está resolvido. A correcção deve sair esta semana!
JS
Gostei!
Pareceu-me rápido e fácil definir um orçamento mensal.
A melhorar: Não encontrei como apagar um orçamento ou como recomeçar. Por exemplo, criei um orçamento para Novembro, depois criei o de Dezembro e o de Janeiro, mas agora quero refazer o de Dezembro e não encontro como.
Obrigado,
Pedro Matos
Olá Pedro,
obrigado pelo feedback! Está previsto para o Beta3 alternar entre o modo de visualização e o modo de criação/edição.
Entretanto, pode editar o orçamento existente clicando sobre as “barras” ou criando uma barra nova usando o botão no canto superior direito.
Obrigado nós. 🙂
JS
Olá Pedro,
Convido-o a ler o recém-publicado artigo sobre o Mega-Budgets beta 3 que traz a resposta precisamente à sua sugestão, nomeadamente o tópico “Edição de um orçamento mensal”. Veja aqui: https://www.boonzi.pt/blog/boonzi-mega-budgets-release-candidate-um-passo-da-release-final/ 🙂
João,
Mais um “bug” não muito grave mas são os pormenores que fazem a diferença.
No painel da orçamentação, se o valor der negativo ele altera a frase “Vai poupar” para “Vão faltar”.. impecável.. Mas na Visão Geral mesmo que o valor seja negativo ele diz sempre “Vai Poupar”.. fica a nota 😉
Abraço,
Tiago Matias
Anotado, para resolução no Beta 2. 😉
Obrigado!
JS
Boa noite,
Também eu já estou a testar esta nova versão do Boonzi e parece-me excelente esta opção de orçamento!
Estive a ler os comentários e já foi abordada uma sugestão que tinha – a de sincronizar os valores da agenda – no entanto tenho outra sugestão que acho que ainda não foi mencionada.
Os valores contemplados nas transferências não são passíveis de orçamento…
Ex: uma transferência criada de uma c/c para uma conta poupança, como posso ver refletido esse valor no orçamento?
Aproveito uma vez mais para vos dar os parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo do tempo.
Empresas com a Boonzi, será certamente o futuro de um País como o nosso, com pessoas altamente motivadas, emprenhadas e com um espirito empreendedor é a chave para o sucesso do nosso tecido empresarial 🙂
Continuem!!!
Obrigada,
Sílvia Figueira
Olá Silvia,
obrigado pelas sugestões e pelas palavras de incentivo. Trabalhamos todos os dias para atingir esse sucesso, mas acima de tudo com um enorme prazer! 😉
Pelo que vejo, quase todos os comentários solicitaram poder-se considerar os valores da Agenda.
Dado o interesse, estive a pensar um pouco sobre o assunto, mas não é de resolução fácil. Depois do Beta 3 vou discutir soluções com o resto da equipa, e aí possivelmente contactar-vos-ei a pedir feedback antes de tomarmos alguma decisão.
Relativamente às transferências, iremos resolvê-las antes da release oficial, conforme indicado no artigo:
“Esta versão Beta está a 85%, faltando: Lidar melhor com as transferências entre contas…
…Lançar o Beta 3 que […] resolve limitações na orçamentação de transferências”
O objectivo é que o Beta 2 saia durante a próxima semana, e o Beta 3 duas semanas depois. Mas estas “coisas” da informática nem sempre correm como queremos e receio arrepender-me ter partilhado prazos publicamente… :o)
Obrigado pelo feedback Silvia!
JS
Outro pormenor que também deve ser corrigido: se o valor orçamentado for igual ao valor gasto a barra aparece a vermelho, não devendo pois esta situação é o cumprimento a 100% do orçamento.
Obrigada e bom trabalho.
Sílvia
Olá Sílvia,
anotado!!
Obrigado 🙂
Olá Sílvia!
Trago-lhe boas notícias relativamente à possibilidade de orçamentar transferências. Leia, por favor, este artigo que publicamos ontem sobre a versão beta 3 do Mega-Budgets, em especial o tópico “Transferências podem agora ser categorizadas!” 😉
https://www.boonzi.pt/blog/boonzi-mega-budgets-release-candidate-um-passo-da-release-final/
[…] a estas melhorias, estamos a avançar com o Mega-Budgets. Já estamos numa etapa avançada, em que já é possível criar orçamentos para os próximos […]
[…] [actualização 01/11/2014 – já está disponível a versão Beta 1 do Mega-Budgets ] […]
[…] O resultado final ficou excelente – na nossa humilde opinião -, e falta apenas mais um passo para voltarmos aos nossos planos originais de evolução ao Boonzi (Mega-Budgets). […]
Olá João,
Antes demais, aproveito para dar-vos os meus parabéns, realmente o boonzi tem vindo a crescer e desenvolver de dia para dia.
Relativamente à versão BETA dos “Mega-Budgets”, já fiz a instalei e testei, como tal gostaria de vos colocar algumas sugestões e questões:
– Tal como referido por outro utilizador, acho muito interessante que esta versão BETA consiga futuramente sincronizar-se com as despesas contempladas na agenda, torna-se mais confortável para o utilizador e evitamos de consultar constantemente a agenda cada vez que queiramos orçamentar o mês seguinte.
– Notei que cada vez que desligo e volto a ligar o boonzi (já depois de ter instalada a versão BETA dos Mega-budgets), a visão geral é a antiga, ou seja, vejo-me obrigado a instalar novamente a versão beta para a continuar a testar…tratar-se-á de um Bug ou é mesmo assim?
– Outra sugestão (sei que andam muito atarefados mas aqui vai) quando lançarem a tal versão mais robusta do Boonzi mobile, seria boa ideia sincroonizar a agenda de despesas / receitas do Boonzi com o calendário do smartphone ( seja ele IOS ou Android), assim teríamos um lembrete ou alarme cada vez que era necessário dar mais relevância à nossa gestão pessoal.
Despeço com um enorme agradecimento por tudo aquilo que me têm proporcionado com o vosso software..TOP!
Abraço para todos!
Olá Gonçalo,
antes de mais, obrigado nós! Não imagina o quão motivamos ficamos sempre que recebemos feedback deste género! 😀
Relativamente às sugestões:
1- Actualizei os “votos” na wishlist 😉
2- Já explico abaixo
3- Sugestão muito interessante! Amanhã discuto com a equipa, e actualizamos a wishlist
Relativamente ao ponto 2, o que acontece é que esta versão Beta não é preciso instalar, nem remove a existente. Isto é, ficam as duas no seu computador em simultâneo. Quando quiser correr a Beta, basta arrancar o ficheiro boonzi.33.exe que descarregou; quando quiser correr a versão oficial (1.32), basta correr o atalho do Windows.
Ou percebi mal e trata-se de outro problema?
Mais uma vez, um grande obrigado 🙂
Boa noite João!
Estou esclarecido…não tinha percebido que podia optar por correr a versão Beta ou a Oficial.
Muito Obrigado!
[…] à implementação das releases de Forecast e de Mega-Budgets que foram interrompidas a […]
[…] “releases” de Mega-budgets e Forecast foram adiadas (ficaram a meio), e colocamos como prioridade as releases de Mobile e […]
[…] – já está disponível a versão Beta 1 do Mega-Budgets […]
[…] momento temos parte da equipa de férias, mas os resistentes estão a trabalhar no Mega-Budgets (ou seja, em “orçamentos a sério”!). Partilho abaixo um “sneak peek” do […]
João,
Estou a testar a versão BETA e está bastante boa!! Parabéns!
Um comentário que se achar pode fazer sentido, será o seguinte:
– Era interessantíssimo que na criação do orçamento de um mês ele auto-preenchesse com dados da AGENDA, isto porque há sempre despesas pontuais que tenho na AGENDA e ele só auto-preenche com as médias anuais/mensais ou com o orçamento passado. O que acontece é que quando estou a criar o orçamento tenho de andar sempre a abrir a AGENDA para ver o que me falta colocar.
– Outro ponto que não tem a ver com o MEGA-BUDGET mas com o programa em si é que gostaria bastante que na AGENDA, os itens tivessem a opção de “Alarme”, ou seja programar para x dia me avisar que tenho de pagar esta ou aquela conta presente na AGENDA. Já deixei passar um pagamento que pus na AGENDA porque apesar de utilizar o programa diariamente, nem sempre vou à agenda, e apesar de estar na VISÃO GERAL (sei sei :P) é um painel para o qual não olho muito! Um aviso visual ao abrir o programa era EXCELENTE!…
Vou continuar a usar e a dar mais feedback assim que encontre algo. Mais uma vez parabéns.
Abraço,
Tiago Matias
Olá Tiago,
boas sugestões! Já acrescentei à lista para analisarmos posteriormente. Continue por favor a partilhar todas as sugestões (e bugs) que surgirem. 🙂
JS
Olá José,
obrigado pelas sugestões.
Relativamente aos orçamentos entre datas, é algo que não prevemos vir a implementar devido a várias razões.
Algumas técnicas (e bastante complicadas!), outras devido às recomendações dos especialistas, mas sobretudo porque um orçamento deve ser feito em função do dinheiro que realmente tem – ou seja, deve orçamentar em função das receitas do mês anterior (ou do seu saldo), e não do corrente. Quando terminarmos os próximos ciclos de releases queremos começar a partilhar um conjunto de estratégias recomendadas, mas pode por exemplo consultar:
http://dolfcu.onyourway.com/articles/core-financial-principal-live-on-last-months-income/
http://www.nodebtplan.net/2008/03/11/the-concept-that-changed-our-financial-life/
Quanto às transferências nos orçamentos (e não só), estas estão previstas para o Beta 3 como indicado no artigo.
Na Segunda-feira vou deixar um comentário neste artigo com a lista de tarefas em falta para completarmos o Mega-Budgets.
Continue, por favor, a partilhar os resultados dos seus testes – os bons e os menos bons – para podermos alimar as arestas. 🙂
Muito obrigado! 🙂
JS
Só para acrescentar estamos a considerar num dos próximos Betas disponibilizar uma solução para que o ecrã de criação de orçamento tenha em conta o saldo/receitas do mês anterior, sem descurar as receitas do mês presente.
Excelente ideia e obrigado pelo esclarecimento!
Antes de mais parabéns pelo vosso excelente trabalho.
Ja instalei a versão Mega Budgets Beta 1 e está a correr muito bem. No entanto gostaria de sugerir que se pudesse elaborar orçamentos entre datas. Nem sempre o mês pessoal financeiro começa e acaba no inicio e fim do mês do calendário. Para tornar as previsões mais dinâmicas era ótimo.
Além disso onde encaixo as transferências (por ex: de uma conta à ordem para um reforço de cartão visa) no orçamento. De facto elas contam como “despesas” embora se tratem de transferências.
Obrigado!
José Longo