É com prazer que anuncio a versão “Release Candidate” do “Boonzi Mega-Budgets”, aquela que será possivelmente a última versão Beta antes de passarmos todas estas novidades para a “release” oficial.

Neste artigo poderá descarregar esta versão beta e conhecer as várias evoluções que fizemos ao novo sistema de orçamentos. À partida não faremos mais nenhuma grande alteração até à release oficial, exceptuando correcções de bugs que sejam detectados entretanto.

Caso ainda não o tenha feito, antes de prosseguir com a leitura deverá obrigatóriamente ler este artigo onde explico o funcionamento e vantagens desta grande transformação ao Boonzi.

Algumas imagens

As novidades

Navegação nos orçamentos

navigation

Nas versões beta anteriores só era possível navegar entre orçamentos clicando nas setas. Ou seja, se tivesse orçamentado 12 meses e quisesse saltar para o último orçamento, teria que fazer 12 cliques… Para evitar isto, melhoramos o sistema de navegação que agora lhe permite saltar imediatamente para o mês que pretender.

Previsão na criação do orçamento

resumo

Na criação do orçamento o painel de resumo agora exibe a sua posição financeira, permitindo-lhe perceber se o seu dinheiro será suficiente para fazer face às despesas ou não. Isto é, imagine que tem 1.600€ na conta, e orçamenta 2.000€ – verá imediatamente a zona “após despesas” a vermelho o que lhe permite perceber que poderá precisar de adaptar o orçamento.

Uma boa gestão do orçamento deve ser feita em função do dinheiro disponível e não do dinheiro que espera receber – este é um assunto que vamos explorar mais tarde, disponibilizando algumas ferramentas que o ajudarão a criar um “buffer” financeiro. Esta melhoria no painel de resumo é a primeira dessas ferramentas.

Além desta informação, conseguirá saber ainda quanto dinheiro terá no final do mês, e  quanto lhe irá sobrar (ou faltar). Estas informações são calculadas automaticamente à medida que vai criando o orçamento.

Nova categoria sem sair dos orçamentos

new-category

Ao criar um orçamento pode surgir a necessidade de criar uma nova categoria. Anteriormente, precisava de sair dos orçamentos, e ir à Configuração > Categoria. Agora basta clicar no pequeno botão, no canto superior esquerdo para criar uma nova categoria sem interromper o que está a fazer.

Previsão no acompanhamento do orçamento

month-prediction

A barra cizenta ao fundo dos orçamentos foi também melhorada, de forma a mostrar-lhe quanto dinheiro terá no início do mês, quanto irá poupar, e com quanto dinheiro irá ficar. Simples, mas eficaz!

Tooltip na edição de uma linha de orçamento

tooltip

Se precisar de editar o limite a uma categoria, ao clicar sobre a mesma agora aparece uma tooltip com ajudas, indicando os valores típicos para essa categoria. Ou seja, editar o limite de uma categoria é agora mais simples.

Edição de um orçamento mensal

edit

Se quisesse editar um orçamento mensal na versão anterior, teria que editar todas as categorias, uma a uma. Nesta nova versão é agora possível alternar o modo de visualização com o modo de edição, clicando no botão de “editar” no topo. Ou seja, precisa de refazer o orçamento de Janeiro? Clique no botão “Editar” no topo e verá um ecrã em tudo idêntico ao ecrã de adicionar orçamento.

Transferências podem agora ser categorizadas!

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Esta foi uma transformação radical que implicou mexer em quase todos os relatórios do Boonzi: o Boonzi agora permite categorizar transferências.

Caso “desligasse” uma conta para a qual transferiu dinheiro (ou seja, o seu património diminiu), esse dinheiro não aparecia nos relatórios de categorias.

Isto mudou com esta versão. Agora já pode categorizar as transferências, tanto na importação, como na criação manual de transacções. Desta forma, caso “desligue” uma conta, as transferências para essa conta são encaradas como despesas (ou receitas) normais no fluxo de caixa, visão geral e relatório de categorias.

E também, nos orçamentos. Isto é, se retirar o seu Crédito à Habitação das contas a orçamentar – algo que aconselhamos, como verá abaixo -, a sua prestação (a transferência que faz todos os meses para o CH) pode agora ser orçamentada como uma despesa igual às outras.

Excluir contas dos orçamentos

exclude

Nem todas as contas devem ser contempladas nos orçamentos, em especial, créditos de longo prazo. Isto é, os orçamentos são indispensáveis para gerir o dinheiro que tem disponível, o que implica que precisa de ver a sua liquidez mensal sem o “ruído” causado pelo seu património negativo (i.e. os créditos).

Imagine que tem 10.000€ líquidos e um crédito à habitação de 100.000€. Se não excluir o CH dos orçamentos, terá dois constrangimentos:

  1. Ao criar um novo orçamento, nunca saberá ao certo quando dinheiro tem disponível pois o seu saldo será um valor negativo (ex: -90.000€);
  2. Só conseguirá orçamentar os juros, quando o ideal será orçamentar a prestação completa (i.e. amortização + juros)

Nesta nova versão pode agora escolher que contas quer excluir dos orçamentos – basta ir à edição da conta (Configuração > Contas) e clicar em “Excluir dos orçamentos”. Desta forma, os orçamentos (inclusivé na Visão Geral) deixam de considerar estas contas, assumindo as transferências para as mesmas como despesas (ou receitas).

Ignorar o orçamento do mês actual

ignore

Caso esteja a orçamentar este mês, pode agora clicar no link “Ignorar orçamento deste mês” para saltar logo para o orçamento do mês seguinte. Útil caso decida começar a usar os orçamentos no final do mês, e sinta que já não vale a pena orçamentar o mês actual (embora nós achemos que vale sempre a pena 😉 )

E claro está, além destas transformações, fizemos dezenas de correcções de bugs e de pequenas melhorias aqui e ali que detectará durante a utilização

Quero experimentar esta versão!

Antes de descarregar esta versão, algumas advertências obrigatórias:

  1. Certifique-se que leu o artigo onde anunciamos o “Mega-Budgets” que explica o funcionamento dos novos orçamentos
  2. Se sincronizar usando esta versão, não poderá voltar a sincronizar usando a versão “oficial” – i.e. terá que continuar a usar esta versão
  3. Faça um backup do seu ficheiro de perfil!
  4. Em Windows, esta versão não sobrepõe a sua versão oficial. Ou seja, ficará ambas as versões (a beta e a oficial) no seu computador.

O último ponto suscitou algumas dúvidas nas versões beta anteriores, pelo que explico melhor: depois de descarregar esta versão Beta, sempre que a quiser experimentar basta que corra o ficheiro que descarregou. Se quiser usar a versão “oficial” pode continuar a usá-la como sempre – clicando no ícone no desktop, ou no start menu. Ou seja, durante o período Beta pode usar as duas versões em simultâneo (desde que não sincronize).

Advertências feitas, aqui vão os links para descarregar esta versão:

O que se segue

Os próximos passos consistem em:

  1. Aguardar algum tempo (uma a duas semanas) para recebermos feedback relativamente a bugs que precisem de ser corrigidos antes da release oficial;
  2. Entretanto, vamos lançar nos próximos dias uma versão do Boonzi “oficial” que traz uma nova forma de organizar as contas, dividindo-as em Poupança, Fundo de maneio, Investimentos, etc (finalmente!);
  3. Posteriormente faremos a release oficial – logo que estejam fechados todos os bugs que nos forem reportados;
  4. Seguir-se-á um período em que teremos que nos focar na nossa comunicação (faqs, guias de utilização, etc) e “consolidar” funcionalidades;
  5. E aí voltaremos ao planeamento, onde decidiremos o próximo grande passo (possivelmente, foco no Mobile).

[2015/01/05 – Lançamos hoje a versão oficial do Boonzi 40 que já contempla o Mega-Budgets na sua secção de Orçamentos. Saiba tudo sobre o Boonzi 40 aqui]

O seu feedback

Como de costume, o seu feedback é crucial. Ajude-nos, experimentando esta nova versão e confirmando se tudo funciona conforme esperado. E fique à vontade de nos dizer o que gostou e não gostou!

Se não tiver uma licença do Boonzi e o seu período experimental tiver terminado, contacte o nosso suporte e teremos todo o prazer em dar-lhe mais 30 dias para nos poder ajudar a testar esta nova versão do Boonzi. 🙂

 

 

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