Boonzi “Mega Budgets” a um passo da release final
É com prazer que anuncio a versão “Release Candidate” do “Boonzi Mega-Budgets”, aquela que será possivelmente a última versão Beta antes de passarmos todas estas novidades para a “release” oficial.
Neste artigo poderá descarregar esta versão beta e conhecer as várias evoluções que fizemos ao novo sistema de orçamentos. À partida não faremos mais nenhuma grande alteração até à release oficial, exceptuando correcções de bugs que sejam detectados entretanto.
Caso ainda não o tenha feito, antes de prosseguir com a leitura deverá obrigatóriamente ler este artigo onde explico o funcionamento e vantagens desta grande transformação ao Boonzi.
Algumas imagens
- A nova Visão Geral
- Orçamento de Dezembro
- Criar orçamento
As novidades
Navegação nos orçamentos

Nas versões beta anteriores só era possível navegar entre orçamentos clicando nas setas. Ou seja, se tivesse orçamentado 12 meses e quisesse saltar para o último orçamento, teria que fazer 12 cliques… Para evitar isto, melhoramos o sistema de navegação que agora lhe permite saltar imediatamente para o mês que pretender.
Previsão na criação do orçamento

Na criação do orçamento o painel de resumo agora exibe a sua posição financeira, permitindo-lhe perceber se o seu dinheiro será suficiente para fazer face às despesas ou não. Isto é, imagine que tem 1.600€ na conta, e orçamenta 2.000€ – verá imediatamente a zona “após despesas” a vermelho o que lhe permite perceber que poderá precisar de adaptar o orçamento.
Uma boa gestão do orçamento deve ser feita em função do dinheiro disponível e não do dinheiro que espera receber – este é um assunto que vamos explorar mais tarde, disponibilizando algumas ferramentas que o ajudarão a criar um “buffer” financeiro. Esta melhoria no painel de resumo é a primeira dessas ferramentas.
Além desta informação, conseguirá saber ainda quanto dinheiro terá no final do mês, e quanto lhe irá sobrar (ou faltar). Estas informações são calculadas automaticamente à medida que vai criando o orçamento.
Nova categoria sem sair dos orçamentos

Ao criar um orçamento pode surgir a necessidade de criar uma nova categoria. Anteriormente, precisava de sair dos orçamentos, e ir à Configuração > Categoria. Agora basta clicar no pequeno botão, no canto superior esquerdo para criar uma nova categoria sem interromper o que está a fazer.
Previsão no acompanhamento do orçamento

A barra cizenta ao fundo dos orçamentos foi também melhorada, de forma a mostrar-lhe quanto dinheiro terá no início do mês, quanto irá poupar, e com quanto dinheiro irá ficar. Simples, mas eficaz!
Tooltip na edição de uma linha de orçamento
Se precisar de editar o limite a uma categoria, ao clicar sobre a mesma agora aparece uma tooltip com ajudas, indicando os valores típicos para essa categoria. Ou seja, editar o limite de uma categoria é agora mais simples.
Edição de um orçamento mensal

Se quisesse editar um orçamento mensal na versão anterior, teria que editar todas as categorias, uma a uma. Nesta nova versão é agora possível alternar o modo de visualização com o modo de edição, clicando no botão de “editar” no topo. Ou seja, precisa de refazer o orçamento de Janeiro? Clique no botão “Editar” no topo e verá um ecrã em tudo idêntico ao ecrã de adicionar orçamento.
Transferências podem agora ser categorizadas!

Esta foi uma transformação radical que implicou mexer em quase todos os relatórios do Boonzi: o Boonzi agora permite categorizar transferências.
Caso “desligasse” uma conta para a qual transferiu dinheiro (ou seja, o seu património diminiu), esse dinheiro não aparecia nos relatórios de categorias.
Isto mudou com esta versão. Agora já pode categorizar as transferências, tanto na importação, como na criação manual de transacções. Desta forma, caso “desligue” uma conta, as transferências para essa conta são encaradas como despesas (ou receitas) normais no fluxo de caixa, visão geral e relatório de categorias.
E também, nos orçamentos. Isto é, se retirar o seu Crédito à Habitação das contas a orçamentar – algo que aconselhamos, como verá abaixo -, a sua prestação (a transferência que faz todos os meses para o CH) pode agora ser orçamentada como uma despesa igual às outras.
Excluir contas dos orçamentos
Nem todas as contas devem ser contempladas nos orçamentos, em especial, créditos de longo prazo. Isto é, os orçamentos são indispensáveis para gerir o dinheiro que tem disponível, o que implica que precisa de ver a sua liquidez mensal sem o “ruído” causado pelo seu património negativo (i.e. os créditos).
Imagine que tem 10.000€ líquidos e um crédito à habitação de 100.000€. Se não excluir o CH dos orçamentos, terá dois constrangimentos:
- Ao criar um novo orçamento, nunca saberá ao certo quando dinheiro tem disponível pois o seu saldo será um valor negativo (ex: -90.000€);
- Só conseguirá orçamentar os juros, quando o ideal será orçamentar a prestação completa (i.e. amortização + juros)
Nesta nova versão pode agora escolher que contas quer excluir dos orçamentos – basta ir à edição da conta (Configuração > Contas) e clicar em “Excluir dos orçamentos”. Desta forma, os orçamentos (inclusivé na Visão Geral) deixam de considerar estas contas, assumindo as transferências para as mesmas como despesas (ou receitas).
Ignorar o orçamento do mês actual

Caso esteja a orçamentar este mês, pode agora clicar no link “Ignorar orçamento deste mês” para saltar logo para o orçamento do mês seguinte. Útil caso decida começar a usar os orçamentos no final do mês, e sinta que já não vale a pena orçamentar o mês actual (embora nós achemos que vale sempre a pena 😉 )
E claro está, além destas transformações, fizemos dezenas de correcções de bugs e de pequenas melhorias aqui e ali que detectará durante a utilização
Quero experimentar esta versão!
Antes de descarregar esta versão, algumas advertências obrigatórias:
- Certifique-se que leu o artigo onde anunciamos o “Mega-Budgets” que explica o funcionamento dos novos orçamentos
- Se sincronizar usando esta versão, não poderá voltar a sincronizar usando a versão “oficial” – i.e. terá que continuar a usar esta versão
- Faça um backup do seu ficheiro de perfil!
- Em Windows, esta versão não sobrepõe a sua versão oficial. Ou seja, ficará ambas as versões (a beta e a oficial) no seu computador.
O último ponto suscitou algumas dúvidas nas versões beta anteriores, pelo que explico melhor: depois de descarregar esta versão Beta, sempre que a quiser experimentar basta que corra o ficheiro que descarregou. Se quiser usar a versão “oficial” pode continuar a usá-la como sempre – clicando no ícone no desktop, ou no start menu. Ou seja, durante o período Beta pode usar as duas versões em simultâneo (desde que não sincronize).
Advertências feitas, aqui vão os links para descarregar esta versão:
O que se segue
Os próximos passos consistem em:
- Aguardar algum tempo (uma a duas semanas) para recebermos feedback relativamente a bugs que precisem de ser corrigidos antes da release oficial;
- Entretanto, vamos lançar nos próximos dias uma versão do Boonzi “oficial” que traz uma nova forma de organizar as contas, dividindo-as em Poupança, Fundo de maneio, Investimentos, etc (finalmente!);
- Posteriormente faremos a release oficial – logo que estejam fechados todos os bugs que nos forem reportados;
- Seguir-se-á um período em que teremos que nos focar na nossa comunicação (faqs, guias de utilização, etc) e “consolidar” funcionalidades;
- E aí voltaremos ao planeamento, onde decidiremos o próximo grande passo (possivelmente, foco no Mobile).
[2015/01/05 – Lançamos hoje a versão oficial do Boonzi 40 que já contempla o Mega-Budgets na sua secção de Orçamentos. Saiba tudo sobre o Boonzi 40 aqui]
O seu feedback
Como de costume, o seu feedback é crucial. Ajude-nos, experimentando esta nova versão e confirmando se tudo funciona conforme esperado. E fique à vontade de nos dizer o que gostou e não gostou!
Se não tiver uma licença do Boonzi e o seu período experimental tiver terminado, contacte o nosso suporte e teremos todo o prazer em dar-lhe mais 30 dias para nos poder ajudar a testar esta nova versão do Boonzi. 🙂
Comentários
Será possível disponibilizar a possibilidade de criar orçamentos não coincidentes com o mês de calendário? Por exemplo para um período iniciado no dia 20 de um determinado mês e a terminar no dia 19 do mês seguinte?
Boa tarde Luís,
Respondemos a essa questão na nossa secção de Ajuda e Perguntas Frequentes: https://www.boonzi.pt/e-possivel-mudar-a-data-de-inicio-do-mes-orcamentado/
Obrigada 🙂
Bom dia João,
estou a adorar a aplicação e apenas a utilizo a alguns dias.
Não obstante, no que diz respeito ao orçamento mensal e já que tenho 2 contas na mesma instituição bancária, sendo uma pessoal e outra em conjunto, seria possível efetuar orçamento para cada conta, ou seja, da mesma maneira que dá para colocar e visualizar as transações específicas por conta, também deveria ser possível ver e planear por cada conta.
Obrigada desde já e continuação de bom trabalho
Convosco o nosso dia a dia torna-se mais claro, transparente e fácil!!
Olá Sandra,
obrigado pelo feedback.
Regra geral, casos em que é preciso gerir contas separadas resolvem-se melhor com perfis separados, embora perceba que em alguns casos concretos pudesse fazer sentido criar e gerir orçamentos em separado no mesmo pefil.
Não prevemos (pelo menos no médio prazo) permitir criar orçamentos diferentes para grupos de contas diferentes em simultâneo. Não só é algo bastante mais complicado de gerir para o utilizador comum como aumentaria (em muito) a complexidade do Boonzi.
Mais tarde reavaliaremos esta questão, mas dada a sua complexidade, não é de todo algo para ser analisado em breve (até porque temos que voltar rapidamente às evoluções no Mobile).
Obrigado pelas palavras de incentivo e pela sugestão 🙂
Boa tarde.
Acompanho o crescimento do Boonzi quase desde o seu início e já por diversas vezes tive para adquirir a licença e parece que é desta.
Ainda estou na fase de testes e upload dos extractos mas irei com certeza adquiria a licença até porque sempre fui cauteloso com contas e com esta aplicação e depois de devidamente caracterizadas as entidades e categorias, torna-se tudo muito mais fácil.
Tal como já vi acima em outros posts e ainda que não tenha lido com a devida atenção, de facto o que necessito é entender bem as questões das transferências de conta para não me aparecerem valores duplicados nem linhas de despesa desnecessárias.
Como ainda estou em versão teste, ainda não tive oportunidade de aferir a versão mobile pois, a meu ver, é de extrema importância o seu desenvolvimento.
A menos que andemos com um bloco a apontar ou guardemos todas as facturas/recibos, são mais difíceis de controlar as despesas pagas em numerário. E será aí que a versão mobile irá marcar pontos pois permite apontar rapidamente a despesa.
Uma outra sugestão que deixo aqui e ainda que considere o interface simples de usar, creio que a existência de um filtro, tipo excel onde possamos rapidamente encontrar o que necessitamos em vez de fazer scroll, seria benéfico.
Uma outra sugestão seria a possibilidade de personalizar as cores da aplicação pois são demasiado claras e temo desenvolver cataratas se passar muito tempo no Boonzi
Cumprimentos e continuação do Bom Trabalho!!
Boa tarde Sérgio,
Poderia ser mais concreto na questão das transferências entre contas?
Relativamente ao Mobile – não percebi se se trata de uma questão 🙂 -, basta que instale o Boonzi Mobile para registar as despesas do dia-a-dia e sincronize com o Desktop. 🙂
O filtro que precisa seria em algum ecrã específico? Por exemplo, no ecrã de transacções possui em baixo, à esquerda, um filtro poderosíssimo que filtra por quase todos os campos.
Quanto às cores, é algo que estamos cientes que haveremos de abordar mais tarde, quando tivermos um período de alguma calmaria. 🙂
Obrigado nós pelas sugestões!
Boa Tarde,
Estava a analisar os orçamentos e o mapa detalhado e reparei algo que não me parece ser algo que deve ser corrigido ou então aceito uma sugestão de como devo registar estes gastos.
Fiz uma transferencia da conta de Banco para empregada domestica de 60Euros no entanto recebi dos meus colegas de casa 40Euros que registei na conta casa. Ambas as transferencias têm a mesma categoria. No orçamento não deveria apenas aparecer 20Euros (-60+40)? No mapa detalhado aparece o mesmo não deveria contar apenas os 20Euros? Assim quando estou a prever o que vou gastar com a empregada diria que é 60 euros mes quando na realidade são apenas 20Euros.
Obrigado e continuem com o bom trabalho!
Olá Pedro,
O que o Boonzi faz é reflectir a realidade dos fluxos financeiros. E na realidade, sairam efectivamente 60€ e entraram 40€. O que resulta num saldo negativo em 20€. Os 40€ adicionais que sairam e entraram correspondem a um empréstimo temporário que fez a amigos (e que não está registado no Boonzi).
O que pretenderia seria que o Boonzi permitisse o “confronto” de contas na mesma categoria – e é algo que já discutimos internamente várias vezes. O que se passa é que na prática a solução não é simples, tanto tecnicamente como conceptualmente.
Por exemplo, se tiver uma categoria “Juros” onde gasta 40€ mensalmente (com um crédito, p. ex), e recebe 20€ (com depósitos), não será desejável que exista confronto de contas.
Ou seja, é algo que depende do caso, mas também, que é tecnicamente complicado.
Além disso, não estaria 100% correcto. O que o Pedro está a fazer é um empréstimo de 40€ aos seus colegas, mas não está a registar essa informação (logo o Boonzi não a reflecte).
E se fizer o seguinte (precisará do Boonzi Beta 37):
1. Crie uma conta do tipo “Empréstimos” (Configuração > Contas > Nova Conta)
2. Quando fizer o pagamento registe 2 transacções:
2.1 Uma despesa de 20€ na categoria “Empregada”
2.2 Uma transferência de 40€ na categoria “Empregada” para a conta de Empréstimos
3. Quando receber dos seus colegas, registe os 40€ de volta.
Assim, quando consultar o Fluxo de Caixa poderá:
A. Manter as duas contas ligadas, e assim não verá o empréstimo de 40€ nos relatórios como pretendia! Verá só uma despesa de 20€ 😉
B. Desligar a conta de empréstimos, e verá os totais tal e qual como acontece actualmente.
Terá o trabalho de registar mais uma transacção, mas em contrapartida não só obtém os resultados que pretende, como facilita o acompanhamento preciso daquilo que realmente aconteceu: um empréstimo aos colegas, ficando registado no Boonzi a existência de uma dívida até ao momento do pagamento.
Consegui ajudar?
Obrigado pela sua resposta.
Mesmo que faça o que me sugere na visualização do orçamento iria ver que na categoria Empregada gastei 60 pois pelo que percebi no orçamento não entram receitas.
Tenho umas sugestões que não sei se serão possíveis:
1º Permitir que nos orçamentos contemplem receitas
2º Nos relatórios Categorias, Entidades temos opção mostrar despesas e receitas era difícil ter opção fluxo (despesas – receitas e/ou receitas-despesas), como acontece no relatório de Evolução?
3º No Mapa detalhado temos receitas e despesas era possível ter uma vez mais a opção Fluxo?
Obrigado,
Continuem com o bom trabalho
Pedro,
se fizer como indiquei, se estiver a usar o Mega-Budgets 37 nos orçamentos aparecerão 20€ ou 60€ consoante decida excluir ou não a conta de Empréstimos dos orçamentos.
A solução que propus permite-lhe fazer a análise que pretende em todos os relatórios, assegura que o Boonzi reflecte a realidade dos seus fluxos financeiros, e ainda trazem o “bónus” de lhe permitir controlar com facilidade os empréstimos que faz (i.e. o dinheiro que lhe devem e que ainda não foi devolvido). 😉
Olá João,
Partilho a necessidade do Pedro Carvalho, pois também eu tenho várias transacções “falsas” de receitas e despesas que depois afectam os relatórios e orçamentos. A sugestão da “conta” de empréstimos é interessante, no entanto aumenta muito o trabalho manual do utilizador sendo susceptível a mais erros de introdução de dados (eu já andei durante dois dias à procura de um erro que fiz ao introduzir mal um valor de uma transacção!!)
O que eu sugiro, e já enviei esta sugestão por email, é a criação de um novo tipo de transacção chamada “reembolso” ou “restituição”. Assim, não há o problema referido pelo João com a categoria Juros, sendo responsabilidade do utilizador dizer quando uma transacção é do tipo “reembolso”, “despesa” ou “receita”.
O que vos parece?
Obrigado.
Que tenham um excelente ano! 😉
Olá João! Achei interessante essa ideia de criar uma conta “Empréstimos Particulares”. Mas quando comecei a ver o meu caso concreto (a minha filha reparte um apartamento com uma colega, eu pago a renda – bem como as outras despesas – na totalidade da minha CO a colega paga a sua parte em dinheiro à minha filha), fiquei com duvidas! De que conta devo fazer a transferência, conforme indica no ponto 2.1?
Boa tarde Francisco,
a resposta à sua questão depende de saber se a conta da sua filha está registada no seu Boonzi ou não.
Se estiver:
1- Tem uma conta DO (isso percebi :o) )
2- Crie uma conta de “Empréstimos”
3- Quando é para pagar a renda total (imaginemos, 500€), regista:
3.1- No DO, uma despesa de 250€
3.2- Do DO para Empréstimos, uma transferência de 250€ (e assim fica a saber que tem 250€, que estão “fora”)
4- Quando a colega devolver a parte dela, regista uma transferência de empréstimos para a conta da sua filha
A solução acima resolve? 🙂
boa noite, João,
Agradeço a resposta. Tenho todas as contas no meu boonzi (de 4 elementos da familia são mais 25 contas). Parece claro e lógico, apena um pequeno incómodo nas transações do boonzi aparecerão duas, enquanto no extracto bancário aparece só uma. Talvez não crie grande confusão na conferência de valores… certamente resolverá!
Estou a adorar neste meu primeiro mês inserir os dados todos e acompanhar a evolução ao longo do mês das despesas e receitas (não que goste muito das despesas mas tem que ser 😉 )
sendo eu uma pessoa muito de “papel” as vezes tenho necessidade em imprimir as coisas e analisa-las com calma a caminho de casa por exemplo ou para mostrar e falar com o meu companheiro, planear estratégias etc. a sugestão que eu deixo aqui é criarem relatórios mais completos para que se possa imprimir, tal como a visão geral e os orçamentos, um print geral da nossa “fotografia financeira” do momento. Fica a sugestão, continuem o bom trabalho!
Olá Mariline,
fico mesmo muito contente de saber que está a gostar da experiência! Como este sistema de orçamentação foi todo redesenhado, é importante para nós conhecermos antes do lançamento final não só eventuais constrangimentos que precisem de correcção, mas também a sua eficácia no controlo do orçamento. 🙂
A exportação de mais relatórios está anotada na wishlist, mas será algo para bem mais tarde. Temos bastantes outras tarefas pela frente (finalizar o “Mega-Budgets”, fazer o novo site, melhorar Mobile…). Mas está definitivamente na nossa gigante “to-do” list!
Nesta ultima build (36), as transferências entre contas passaram a ter categoria? é uma feature? É que eu não consigo ver a vantagem de ter de especificar uma categoria para uma transferência entre contas
Olá Daniel,
é uma nova feature, e muito importante! E daquelas que tinha muitos pedidos.
Imagine o seguinte caso:
1- tem duas contas: ordem (CO), e crédito habitação (CH)
2- todos os meses transfere uma prestação de 300€ da CO para o CH, e no CH regista uma despesa relativa aos juros (ex: 40€)
3- além da prestação, todos os meses tem despesas de 400€ noutras categorias
Nas versões anteriores do Boonzi, sempre que analisava o relatório de categorias, veria:
a) Uma despesa de 440€ se tivesse ambas as contas escolhidas (correcto, pois em contrapartida o CH diminuiu 260€)
b) Uma despesa de 400€ se só tivesse a CO escolhida (ou seja, o que é feito dos 300€ que sairam?)
O ponto b) era claramente problemático e foi resolvido agora com esta release. Imaginemos que à transferência acima atribui a categoria “Habitação: Prestação Mensal”. Agora verá:
a) Uma despesa de 440€ se tiver ambas as contas escolhidas (correcto, pois em contrapartida o CH diminuiu 260€)
b) Uma despesa de 700€ se tiver só a CO escolhida (e 300€ estarão na categoria “Habitação: Prestação Mensal”).
Poderá optar por não atribuir categorias às transferências, mas se o fizer obterá relatórios muito mais precisos. Além disso, se excluir o CH das contas a orçamentar, conseguirá fazer uma análise de liquidez 100% precisa, pois a prestação mensal passa a fazer parte do orçamento – anteriormente não era possível.
Viva João,
Tudo isso que disse, faz todo o sentido. Por acaso, não utilizo para o boonzi para registar o crédito habitação.
Quando vi a funcionalidade fiquei apenas com uma dúvida. No meu caso, utilizo os cartões de crédito como contas e queria ter a certeza que se eu gastar 200€ de despesa no cartão de crédito, quando fizer o pagamento ao cartão (transferência de uma conta à ordem) para a conta cartão, não irá ficar 400€ de despesa.
Espero estar-me a fazer entender.
Cumprimentos,
Daniel Silva
Olá Daniel,
a pergunta é legítima. A resposta é: não fica. 😉
Se tiver as duas contas seleccionadas (CC + CO) a transferência não conta, pois o seu património não mudou.
Se tiver só a CC seleccionada, a transferência conta como uma receita. Ou seja, do ponto de vista do CC, houveram 200€ a entrar.
Se tiver só o CO seleccionado, a transferência conta como uma despesa. Ou seja, do ponto de vista do CO, houveram 200€ a sair.
Consegui explicar? 🙂
Perfeitamente 🙂
Faz todo o sentido. Parecia mais dificil na minha cabeça.
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