Boonzi – o que estamos a fazer e o que se segue
Neste artigo, partilho o ponto de situação do Boonzi Mobile e Boonzi Desktop e os nossos planos de curto prazo. Veja algumas das perguntas frequentes que temos recebido, saiba no que estamos a trabalhar, e conheça os nossos planos futuros.
Ponto de situação
Lançamos publicamente em Fevereiro a primeira versão do Boonzi Mobile. Esta primeira versão focou-se em permitir o registo rápido de despesas e receitas, para facilitar o controlo dos pequenos gastos em dinheiro que, por não ficarem registados no extracto bancário, “escapam” à importação de extractos bancários do Boonzi.
Desde o lançamento do Boonzi Mobile, já disponibilizamos duas actualizações, que aumentaram o leque de funcionalidades (como a edição de transacções) e corrigiram vários bugs ou problemas de usabilidade específicos de alguns smartphones.
Neste momento estamos focados em estabilizar o Boonzi Mobile (veja abaixo), antes de avançarmos para as funcionalidades seguintes.
“Não consigo sincronizar quando estou numa rede 3G”
[2014/03/11 – Este problema já está resolvido]
Tivemos bastantes pessoas a indicar que não conseguiam sincronizar em determinadas circunstâncias. O problema era estranho porque não o conseguíamos replicar, nem tinha explicação aparente. Depois de muito batalharmos, conseguimos descobrir a causa do problema (aviso: seguem-se detalhes “geeks” 🙂 ).
Aparentemente, alguns operadores móveis (a Vodafone é um deles) têm os proxies mal configurados, e estão a remover os headers HTTP, que são indispensáveis para que a comunicação com o servidor funcione. O Boonzi sincroniza por HTTP com a Boonzi Cloud. Antes da sincronização, o sistema operativo móvel pergunta ao servidor se dá autorização para fazer a chamada, ao que o servidor responde que sim usando headers HTTP (cumprindo o protocolo). Porém, alguns proxies HTTP dos operadores 3G estão a limpar os headers (sem qualquer razão), o que provoca a falha na chamada.
Agora que já descobrimos o problema, já o estamos a contornar. Sabemos o que fazer, mas está a dar algum trabalho. Prevemos lançar uma versão da App com a correcção ainda esta semana. (Lançamos a correcção hoje, 11/03). E depois a Apple demorará os fatídicos 7 dias a aprová-la, pelo que se for um dos afectados com este problema só conseguirá sincronizar em redes Wi-Fi, até à aprovação da actualização.
“No meu Android, o ecrã aparece cortado”
Duas pessoas reportaram que os botões de “submeter” apareciam cortados no seu dispositivo. Já percebemos a causa (está relacionada com a resolução do ecrã), e estamos a investigar soluções.
“Suporte a Android 4.4: para quando ?”
[2014/03/21 – Uma versão experimental do Boonzi Mobile já está disponível em Android 4.4]
Ironicamente, o Boonzi Mobile não corre (ainda) na versão mais recente do Android (4.4 / KitKat). Não por opção nossa, mas porque a Google fez algumas alterações na versão 4.4, onde deixou dois issues (este e este) que afectaram o motor que está por debaixo da App (Steroids.js e também Monaca – sobre Cordova). Neste momento aguardamos a resolução destes issues, mas não estamos “de braços cruzados”, pois estamos a experimentar outros motores semelhantes que funcionem bem em Android 4.4 sem resultados conclusivos até à data.
Temos sido contactados por utilizadores a pedir uma previsão de datas, mas estas não dependem de nós. [2014/03/21 – Uma versão experimental do Boonzi Mobile já está disponível em Android 4.4] Estamos a trabalhar “no duro” e recordo que somos os principais interessados em suportar Android 4.4: qualquer problema que afecte os nossos clientes, afecta-nos muito mais a nós!
Ironia, das ironias: o meu próprio smartphone é um Android 4.4 (Nexus 5), e sou um dos que não pode usufruir do Boonzi Mobile…
“Estão a pensar suportar Blackberry / Windows Mobile / Androids antigos ?”
Não iremos suportar Androids com versão inferior a 3. O Boonzi Mobile utiliza recursos não disponíveis em Android 2, e seria muito complicado conseguirmos manter diferentes versões da App.
Blackberry e Windows Mobile não estão nos planos de curto/médio prazo. A nossa equipa é pequena e temos que ser realistas: a complexidade (e custo) de manter muitas plataformas não nos permite, nesta fase, apostar em mais plataformas além do iOS e Android. E Windows e MacOS. Integrados com a Boonzi Cloud. Ufff… 🙂
Talvez mais tarde surja a possibilidade de disponibilizarmos uma mobile webapp para estas plataformas, mas é uma possibilidade que não faz parte dos planos de médio prazo – temos muitas actualizações pela frente até podermos pensar nisso.
“Para quando uma versão para Tablets?”
Ainda não estamos a planear uma versão para Tablets. Um passo de cada vez. Neste momento, queremos estabilizar o Boonzi Mobile para smartphones, e oferecer algumas funcionalidades essenciais. Posteriormente, vamos regressar às evoluções ao Boonzi Desktop (ver abaixo). Mais tarde, depois de tudo estável, reavaliaremos esta possibilidade.
“Objectivos para o Boonzi Mobile?”
Objectivamos que no curto/médio prazo o Boonzi Mobile seja um excelente complemento ao Boonzi Desktop, de forma a que tire partido do seu smartphone para:
- Registar despesas em qualquer local (feito!)
- Consultar o seu saldo bancário em qualquer momento (feito!)
- Consultar as suas despesas por categoria
- Consultar o cumprimento dos seus orçamentos
Depois de completarmos estes objectivos, iremos evoluir o Boonzi Desktop e o Boonzi Mobile em simultâneo. A versão Desktop estará sempre mais avançada – até porque funcionalidades como a importação de extractos bancários são dificilmente replicáveis em Smartphones. À medida que a tecnologia for evoluindo, reavaliaremos o nosso foco.
“Quero ajudar-vos, fornecendo feedback”
Seria muito importante para nós, antes de avançarmos para as próximas evoluções ao Boonzi Mobile, recebermos feedback que nos permita estabilizar a App. Pedia que nos enviasse através deste formulário a resposta às seguintes questões, indicando a versão do seu sistema operativo:
- Sentiu algum problema a utilizar o Boonzi Mobile 1.4? Qual ?
- Ocorreu algum “crash” (a aplicação fechou) durante a utilização ?
- A aplicação está (a) lenta, (b) normal, ou (c) rápida a iniciar
- A aplicação está (a) lenta, (b) normal, ou (c) rápida a utilizar
- A aplicação está (a) lenta, (b) normal, ou (c) rápida a sincronizar
“No que estão a trabalhar?”
Em resumo estamos a trabalhar:
- Nas próximas actualizações ao Boonzi Mobile, que se focarão na correcção dos bugs acima referidos, e em melhorias de performance
No estudo de outras “frameworks” onde o problema de compatibilidade em Android 4.4 não se coloque- Em alguns actualizações intermédias ao Boonzi Desktop que, como habitualmente, trarão melhorias
- Em finalizar as funcionalidades restantes da Boonzi Cloud, que ainda está em Beta
E, sobretudo:
- Numa melhor interligação entre todos os nossos produtos (Boonzi Desktop, Boonzi Mobile, e Boonzi Cloud)
- Na alteração de toda a nossa comunicação de forma a contemplar os novos produtos, e respectiva interligação
Por estranho que pareça, estes dois pontos acima são a nossa maior preocupação actual. Enquanto que utilizadores antigos conhecem bem o Boonzi Desktop e percebem a mais valia que o Boonzi Mobile traz, utilizadores novos terão dificuldade em perceber a interligação dos produtos, e “qual faz o quê”.
Por exemplo, pelo feedback recebido percebemos que alguns novos utilizadores começaram por usar o Boonzi Mobile para registar todas as transacções, inclusivé os pagamentos com cartão. Ou seja, não é claro para os novos utilizadores que um dos grandes pontos fortes do Boonzi é a importação dos extractos bancários na versão Desktop – que poupa imenso trabalho – libertando o smartphone apenas para o registo de pagamentos em dinheiro e consultas rápidas.
Com a introdução do Boonzi Mobile e Boonzi Cloud, temos agora que dedicar algum tempo a refazer a nossa comunicação, manuais e guias de utilizador.
Algo que se prolongará por alguns meses.
“E depois?”
Depois retomaremos os nossos planos já adiantados neste artigo. Nomeadamente, queremos disponibilizar ferramentas que lhe permitirão prever e planear o seu futuro financeiro. Queremos ajudá-lo a definir, à data de hoje, quanto dinheiro terá na sua conta dentro de um ano (ou mais), e disponibilizar-lhe ferramentas realistas para lhe permitir cumprir esse seu plano.
Desta vez não vou cometer o lapso de adiantar datas como fiz no artigo anterior. Por nós, fazíamos tudo hoje!!! 😉 Porém, as mãos são poucas, o trabalho é imenso, e os imprevistos numa startup são constantes (especialmente as burocracias…). Continuaremos a evoluir passo a passo, como sempre temos feito, actualização atrás de actualização, até chegarmos onde queremos ! 😉
Comentários