Neste artigo, partilho o ponto de situação do Boonzi Mobile e Boonzi Desktop e os nossos planos de curto prazo. Veja algumas das perguntas frequentes que temos recebido, saiba no que estamos a trabalhar, e conheça os nossos planos futuros.

Ponto de situação

Lançamos publicamente em Fevereiro a primeira versão do Boonzi Mobile. Esta primeira versão focou-se em permitir o registo rápido de despesas e receitas, para facilitar o controlo dos pequenos gastos em dinheiro que, por não ficarem registados no extracto bancário, “escapam” à importação de extractos bancários do Boonzi.

Desde o lançamento do Boonzi Mobile, já disponibilizamos duas actualizações, que aumentaram o leque de funcionalidades (como a edição de transacções) e corrigiram vários bugs ou problemas de usabilidade específicos de alguns smartphones.

Neste momento estamos focados em estabilizar o Boonzi Mobile (veja abaixo), antes de avançarmos para as funcionalidades seguintes.

“Não consigo sincronizar quando estou numa rede 3G”

[2014/03/11 – Este problema já está resolvido]

Tivemos bastantes pessoas a indicar que não conseguiam sincronizar em determinadas circunstâncias. O problema era estranho porque não o conseguíamos replicar, nem tinha explicação aparente. Depois de muito batalharmos, conseguimos descobrir a causa do problema (aviso: seguem-se detalhes “geeks” 🙂 ).

Aparentemente, alguns operadores móveis (a Vodafone é um deles) têm os proxies mal configurados, e estão a remover os headers HTTP, que são indispensáveis para que a comunicação com o servidor funcione. O Boonzi sincroniza por HTTP com a Boonzi Cloud. Antes da sincronização, o sistema operativo móvel pergunta ao servidor se dá autorização para fazer a chamada, ao que o servidor responde que sim usando headers HTTP (cumprindo o protocolo). Porém, alguns proxies HTTP dos operadores 3G estão a limpar os headers (sem qualquer razão), o que provoca a falha na chamada.

Agora que já descobrimos o problema, já o estamos a contornar. Sabemos o que fazer, mas está a dar algum trabalho. Prevemos lançar uma versão da App com a correcção ainda esta semana.  (Lançamos a correcção hoje, 11/03). E depois a Apple demorará os fatídicos 7 dias a aprová-la, pelo que se for um dos afectados com este problema só conseguirá sincronizar em redes Wi-Fi, até à aprovação da actualização.

“No meu Android, o ecrã aparece cortado”

Duas pessoas reportaram que os botões de “submeter” apareciam cortados no seu dispositivo. Já percebemos a causa (está relacionada com a resolução do ecrã), e estamos a investigar soluções.

“Suporte a Android 4.4: para quando ?”

[2014/03/21 – Uma versão experimental do Boonzi Mobile já está disponível em Android 4.4]

Ironicamente, o Boonzi Mobile não corre (ainda) na versão mais recente do Android (4.4 / KitKat). Não por opção nossa, mas porque a Google fez algumas alterações na versão 4.4, onde deixou dois issues (este e este) que afectaram o motor que está por debaixo da App (Steroids.js e também Monaca – sobre Cordova). Neste momento aguardamos a resolução destes issues, mas não estamos “de braços cruzados”, pois estamos a experimentar outros motores semelhantes que funcionem bem em Android 4.4 sem resultados conclusivos até à data.

Temos sido contactados por utilizadores a pedir uma previsão de datas, mas estas não dependem de nós. [2014/03/21 – Uma versão experimental do Boonzi Mobile já está disponível em Android 4.4] Estamos a trabalhar “no duro” e recordo que somos os principais interessados em suportar Android 4.4: qualquer problema que afecte os nossos clientes, afecta-nos muito mais a nós!

Ironia, das ironias: o meu próprio smartphone é um Android 4.4 (Nexus 5), e sou um dos que não pode usufruir do Boonzi Mobile…

“Estão a pensar suportar Blackberry / Windows Mobile / Androids antigos ?”

Não iremos suportar Androids com versão inferior a 3. O Boonzi Mobile utiliza recursos não disponíveis em Android 2, e seria muito complicado conseguirmos manter diferentes versões da App.

Blackberry e Windows Mobile não estão nos planos de curto/médio prazo. A nossa equipa é pequena e temos que ser realistas: a complexidade (e custo) de manter muitas plataformas não nos permite, nesta fase, apostar em mais plataformas além do iOS e Android. E Windows e MacOS. Integrados com a Boonzi Cloud. Ufff… 🙂

Talvez mais tarde surja a possibilidade de disponibilizarmos uma mobile webapp para estas plataformas, mas é uma possibilidade que não faz parte dos planos de médio prazo – temos muitas actualizações pela frente até podermos pensar nisso.

“Para quando uma versão para Tablets?”

Ainda não estamos a planear uma versão para Tablets. Um passo de cada vez. Neste momento, queremos estabilizar o Boonzi Mobile para smartphones, e oferecer algumas funcionalidades essenciais. Posteriormente, vamos regressar às evoluções ao Boonzi Desktop (ver abaixo). Mais tarde, depois de tudo estável, reavaliaremos esta possibilidade.

“Objectivos para o Boonzi Mobile?”

Objectivamos que no curto/médio prazo o Boonzi Mobile seja um excelente complemento ao Boonzi Desktop, de forma a que tire partido do seu smartphone para:

  • Registar despesas em qualquer local (feito!)
  • Consultar o seu saldo bancário em qualquer momento (feito!)
  • Consultar as suas despesas por categoria
  • Consultar o cumprimento dos seus orçamentos

Depois de completarmos estes objectivos, iremos evoluir o Boonzi Desktop e o Boonzi Mobile em simultâneo. A versão Desktop estará sempre mais avançada – até porque funcionalidades como a importação de extractos bancários são dificilmente replicáveis em Smartphones. À medida que a tecnologia for evoluindo, reavaliaremos o nosso foco.

“Quero ajudar-vos, fornecendo feedback”

Seria muito importante para nós, antes de avançarmos para as próximas evoluções ao Boonzi Mobile, recebermos feedback que nos permita estabilizar a App. Pedia que nos enviasse através deste formulário a resposta às seguintes questões, indicando a versão do seu sistema operativo:

  1. Sentiu algum problema a utilizar o Boonzi Mobile 1.4? Qual ?
  2. Ocorreu algum “crash” (a aplicação fechou) durante a utilização ?
  3. A aplicação está (a) lenta, (b) normal, ou (c) rápida a iniciar
  4. A aplicação está (a) lenta, (b) normal, ou (c) rápida a utilizar
  5. A aplicação está (a) lenta, (b) normal, ou  (c) rápida a sincronizar

“No que estão a trabalhar?”

Em resumo estamos a trabalhar:

  1. Nas próximas actualizações ao Boonzi Mobile, que se focarão na correcção dos bugs acima referidos, e em melhorias de performance
  2. No estudo de outras “frameworks” onde o problema de compatibilidade em Android 4.4 não se coloque
  3. Em alguns actualizações intermédias ao Boonzi Desktop que, como habitualmente, trarão melhorias
  4. Em finalizar as funcionalidades restantes da Boonzi Cloud, que ainda está em Beta

E, sobretudo:

  1. Numa melhor interligação entre todos os nossos produtos (Boonzi Desktop, Boonzi Mobile, e Boonzi Cloud)
  2. Na alteração de toda a nossa comunicação de forma a contemplar os novos produtos, e respectiva interligação

Por estranho que pareça, estes dois pontos acima são a nossa maior preocupação actual. Enquanto que utilizadores antigos conhecem bem o Boonzi Desktop e percebem a mais valia que o Boonzi Mobile traz, utilizadores novos terão dificuldade em perceber a interligação dos produtos, e “qual faz o quê”.

Por exemplo, pelo feedback recebido percebemos que alguns novos utilizadores começaram por usar o Boonzi Mobile para registar todas as transacções, inclusivé os pagamentos com cartão. Ou seja, não é claro para os novos utilizadores que um dos grandes pontos fortes do Boonzi é a importação dos extractos bancários na versão Desktop – que poupa imenso trabalho – libertando o smartphone apenas para o registo de pagamentos em dinheiro e consultas rápidas.

Com a introdução do Boonzi Mobile e Boonzi Cloud, temos agora que dedicar algum tempo a refazer a nossa comunicação, manuais e guias de utilizador.

Algo que se prolongará por alguns meses.

“E depois?”

Depois retomaremos os nossos planos já adiantados neste artigo. Nomeadamente, queremos disponibilizar ferramentas que lhe permitirão prever e planear o seu futuro financeiro. Queremos ajudá-lo a definir, à data de hoje, quanto dinheiro terá na sua conta dentro de um ano (ou mais), e disponibilizar-lhe ferramentas realistas para lhe permitir cumprir esse seu plano.

Desta vez não vou cometer o lapso de adiantar datas como fiz no artigo anterior. Por nós, fazíamos tudo hoje!!! 😉 Porém, as mãos são poucas, o trabalho é imenso, e os imprevistos numa startup são constantes (especialmente as burocracias…). Continuaremos a evoluir passo a passo, como sempre temos feito, actualização atrás de actualização, até chegarmos onde queremos ! 😉

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