Como evitar fraudes com cartões bancários
Sabe como proteger-se de tentativas de fraude com cartões bancários? Alguma vez apareceram despesas misteriosas na sua conta?
Clonagem de cartões, roubo de identidade, phishing. Estas são algumas das ameaças a que estamos diariamente expostos e que existem para ganhar acesso ao nosso dinheiro. Se não controla regularmente a sua conta bancária, os riscos de se tornar vítima de fraude com cartões bancários aumentam exponencialmente. Saiba a que perigos poderá estar exposto e o que pode fazer para os evitar.
Roubo físico de cartões

Talvez a forma mais antiga de ter acesso aos cartões de outrem. Porém, quando o roubo é detectado a tempo, é possível impedir a utilização dos cartões, ligando para o banco e pedindo o cancelamento dos mesmos.
Como evitar:
Ser alvo de furto espontâneo pode acontecer a qualquer pessoa. Se não é uma solução viável deixar o cartão em casa, não tenha o dinheiro todo numa única conta. Se a sua conta tiver sido alvo de algum tipo de fraude, precisará de ter acesso ao seu dinheiro através de uma outra fonte.
Os bancos disponibilizam seguros anti-fraude ou roubo de cartões. Estes seguros servem para, no caso do seu cartão ser alvo de roubo ou extravio, não ser responsável pelas despesas e a cobertura das mesmas ficar a cargo do banco. Há que ter apenas em conta que existe um prazo para reportar uma destas situações ao banco (normalmente 48 horas).
Se se aperceber que o seu cartão foi roubado deve comunicar a situação às autoridades, requerendo uma participação da ocorrência, pois servirá de justificação oficial para o extravio do cartão caso o banco ou o operador o solicitarem, especialmente no caso da activação do seguro do cartão. Esteja atento à sua conta bancária verificando-a regularmente.
Roubo de identidade

Como o próprio nome indica, envolve essencialmente alguém usar o seu nome e credenciais para preencher um pedido de cartão de crédito sem a sua permissão ou conhecimento. Muitas vezes, o ladrão prepara o palco para a fraude ao roubar documentos comprovativos da vítima, tais como contas de serviços públicos ou extractos bancários, que são então utilizados para fundamentar o pedido de cartão de crédito. Se e quando for aprovado para um cartão em nome da vítima, os ladrões enfrentam poucas restrições no dano que são capazes de infligir quando se encontram na posse de um cartão de crédito atribuído a outra pessoa.
Outro tipo de roubo de identidade ocorre quando o criminoso reúne documentos e informações pertinentes sobre a vítima, a fim de contactar a sua empresa de cartão de crédito solicitando uma mudança de endereço (uma controlada pelo criminoso). Após a mudança de morada, o criminoso assume a identidade do verdadeiro titular da conta e pede um cartão de substituição para a nova morada.
Como evitar:
Dispense o papel; quanto menos extractos em papel tiver, menor será a probabilidade de alguém aceder às suas informações de conta. É muito fácil os extractos bancários caírem em mãos alheias, principalmente em caixas ATM, no contentor no lixo, ou mesmo quando, por distracção, se deixam cair os papéis no chão. Usar uma trituradora de papel para quando já não precisa dos papéis é uma boa opção para garantir que não restam pedaços legíveis de papel. Não se esqueça de verificar regularmente a sua conta.
Não venda ou ceda acidentalmente seus detalhes de identidade. Por exemplo, se vender ou der um computador ou telemóvel antigo, certifique-se de que apagou todas as informações pessoais que possam estar contidas nele. O mais seguro será formatar o dispositivo. Se precisar de ajuda procure um amigo que perceba suficientemente bem de informático ou um profissional da área.
Skimming / Clonagem
Skimming é talvez a forma de fraude de cartão de crédito mais difícil de prevenir. Enquanto que nos métodos acima é estão envolvidos de criminosos “de fora”, o skimming ocorre quando um funcionário desonesto interfere numa transacção legítima feita pela vítima. O skimming é uma forma de fraude financeira com recurso à tecnologia e que usa mecanismos sofisticados de leitura de dados para copiar as informações da fita magnética do seu cartão de débito ou crédito. É capaz de capturar tanto o número do seu cartão como o PIN ou password. Este método tem sido maioritariamente utilizado em restaurantes, postos de gasolina e caixas ATM.
Como evitar:
Hoje em dia, os fabricantes das caixas electrónicas oferecem uma boa protecção de dados, recorrendo a tecnologias avançadas. Porém, se tiver alguma razão para suspeitar que um ATM ou dispositivo de multibanco estão comprometidos, não os utilize. Passe os dedos pelo leitor do cartão para se certificar de que não há nada solto ou irregular. Se descobrir algo estranho, informe o seu banco e procure efectuar a transacção noutra caixa. (dica do Computerworld.pt.com)
Se tiver essa opção, prefira pagar com o cartão utilizando o chip do mesmo e não a banda magnética. A tecnologia do chip EMV foi desenvolvida de acordo com especificações acordadas pela Visa, MasterCard e Europay e representa um passo em frente na protecção contra a fraude. (fonte: Visa.pt)
Sempre que deitar fora um cartão, assegure-se de que o destruiu correctamente. Pode ver como fazê-lo de forma segura neste vídeo. Mesmo pondo em prática estas medidas de prevenção, nunca deixe de verificar regularmente a sua conta.
Compras na internet

As compras pela internet são frequentemente alvo de fraudes, uma vez que o cartão de crédito físico não está presente, não existindo assim o perigo de serem apanhados pelas câmaras de vigilância, pela polícia ou pelo próprio titular do cartão. O perigo deste tipo de fraude é o facto de não ser detectada no momento, mas apenas mais tarde no extracto da conta.
Como evitar:
Utilize cartões virtuais quando estiver a fazer compras na internet. Com o MBNet, por exemplo, pode gerar um cartão único para uma compra, estabelecendo um limite máximo para o mesmo. Saiba como utilizar o MBNet aqui.
O ideal seria ter um cartão destinado exclusivamente a compras online. Desta forma, poderá cancelá-lo se detectar algo suspeito, mantendo o cartão de crédito principal seguro. Mesmo tomando estas medidas de segurança, verifique regularmente a sua conta.
Phishing

Esta forma moderna de fraude de cartões pode ocorrer quando hackers da internet direccionam as vítimas para sites que aparentam ser fidedignos (como os dos bancos). Uma vez que se encontram nesses sites, os visitantes são abordados por um pedido que costuma envolver a divulgação dos seus dados bancários ou de cartão de crédito como parte de “uma rotina de segurança”. Em momento nenhum fica claro que lhes está a ser roubada informação (senhas, números de cartões de crédito, etc.), pois são tomadas várias medidas preventivas por parte dos hackers para que tudo pareça fazer parte do site em questão, incluindo logótipos, URLs e slogans, de forma a que o visitante sinta que todo aquele procedimento é natural. O site da Caixa Geral de Depósitos mostra alguns links fraudulentos da CGD usados para efeitos de Phishing.
Como evitar:
Ignore mensagens de correio electrónico, supostamente do emissor do cartão, pedindo-lhe para aceder a um determinado link. Este tipo de técnica permite a terceiros aceder a dados confidenciais e levantar dinheiro da conta. Nunca divulgue os dados do cartão ou de acesso a algum serviço online de gestão da conta do cartão. (dica Deco Proteste) Esteja sempre atento à sua conta e verifique-a regularmente.
Se o site pedir alguma informação que normalmente não pede, desconfie. Antes de abrir um link de um email, verifique antes se o endereço que vai abrir é real. Por exemplo, o email pode referir o link milenniumbcp.pt quando link correcto é millenniumbcp.pt (repare que o primeiro só tem um “l”).
Outras dicas para evitar ser vítima de fraude:
Use um software de gestão de finanças pessoais
Ao usar um destes programas informáticos, garante que nunca lhe escapará nada no seu extracto bancário. O ideal é escolher um software de finanças pessoais como o www.boonzi.pt/ que possua um mecanismo de importação e categorização de extractos bancários. Desta forma poupará tempo e trabalho, ao mesmo tempo que estará a assumir o controlo da sua conta bancária.

Como o www.boonzi.pt/ aprende a auto-categorizar as transacções sozinho após a primeira categorização manual, ao importar o seu extracto bancário, torna-se muito mais fácil identificar qualquer transacção suspeita, especialmente se o programa não a reconhecer.
Use uma rede segura
Não faça transacções online quando estiver a usar o computador, telemóvel ou tablet num local público e/ou ligado a uma rede não protegida.
Alertas dos bancos
Para além de consultar o seu saldo de conta e movimentos recentes diariamente, pode também optar por receber alertas do seu banco. No caso de ocorrerem actividades suspeitas na sua conta- como o levantamento de uma quantia anormal de dinheiro ou uma alteração de morada-, será contacto pelo seu banco que o alertará para essas mesmas actividades.
Faça um seguro anti-fraude/roubo de cartões no seu banco
Se o cartão de crédito tiver incluído um seguro de fraude, roubo ou extravio, este cobrirá as despesas que forem feitas caso ocorra uma destas situações. Em caso de extravio, tem até cerca de 48 horas para entrar em contacto com o seu banco para comunicar o ocorrido. Se não tiver este seguro, todos os movimentos que forem feitos antes da comunicação do roubo ou extravio será da inteira responsabilidade do titular do cartão.
Destrua cartões antigos
Veja este vídeo que mostra como destruir correctamente cartões de débito e crédito:~
Use ATMS dos bancos
Sempre que possível, use as caixas de ATM dos bancos, que costumam estar protegidas com câmaras de vigilância.
Crie o hábito de analisar e categorizar despesas
Agora que está mais alerta para a importância da segurança e do controlo das suas contas, uma das melhores medidas de prevenção que pode tomar é altura de investir algum tempo a levantar e registar as suas despesas.
Desta forma, estará sempre informado acerca dos seus padrões de consumo e, ao saber com rigor onde está a gastar o seu dinheiro, deixará de ter (desagradáveis) surpresas. Para além de vigiar melhor a sua conta e apanhar qualquer movimento suspeito no início, conseguirá identificar facilmente possíveis poupanças. E nisto o www.boonzi.pt/ é exímio. 🙂
Comentários