Pagar cafés aos amigos ou colegas de trabalho de vez em quando faz parte do nosso dia-a-dia. Mas como já temos vindo a falar aqui no blog do Boonzi, por vezes são os pequenos gastos que acabam por trazer as grandes surpresas ao fim do mês. Descubra neste artigo como é que pode facilmente gerir estes pequenos empréstimos no Boonzi.

Gerir empréstimos no Boonzi

como-gerir-emprestimos-no-boonzi

Este tipo de pequenos empréstimos diários, pode ser gerido da seguinte forma:

  • Criando uma nova conta: Amigos&Família;
  • Criando uma nova categoria chamada “empréstimos pessoais”;
  • Criando um orçamento na conta Amigos&Família para a categoria anterior, ou seja, definindo um limite de despesas para a categoria “empréstimos pessoais”.

Quando os empréstimos são feitos em dinheiro (como este tipo de empréstimos costuma ser):

  • Criar uma transferência da conta “Carteira” (como sugerimos aqui para que possa gerir mais eficazmente os levantamentos do ATM) para a conta “Amigos e Família”;
  • Nessa conta categorizar essa quantia como “empréstimos pessoais”;
  • Opcional: criar lembrete / escrever algo nas notas da transacção.

Quando o dinheiro lhe é devolvido:

É só fazer a operação inversa!

  • Transfira o dinheiro da conta “Amigos&Família” para a conta “Carteira”;
  • Identifique como receita;
  • Essa quantia desaparecerá automaticamente do orçamento criado para a categoria “empréstimos pessoais”.

E se for pago em cafés?

cafe

Nem sempre os pequenos empréstimos são devolvidos em dinheiro, mas sim sob a forma do mesmo produto ou serviço que pagou por alguém inicialmente.

Nesse caso:

  • Crie uma transacção com o custo do café/cerveja, etc. na conta “Carteira”.
  • Apague a transacção com a quantia original que a pessoa em questão lhe devia na conta “Amigos&Família” ou edite-a (no caso de a quantia não estar liquidada por inteiro) subtraindo à quantia inicial o dinheiro do café que lhe foi pago pela mesma pessoa.

Há várias formas de gerir este tipo de empréstimos no Boonzi, mas esta em particular foi-nos sugerida por um cliente durante uma troca de emails com o nosso centro de suporte e achamos que seria interessante partilhar com os nossos leitores.

Gostamos sempre de receber as suas sugestões, por isso sinta-se à vontade de nos fazer chegar os seus truques pessoais de utilização do Boonzi! Pode fazê-lo aqui nos comentários do blog ou através do nosso email do centro de suporte ao cliente. Nós agradecemos! 🙂
Já agora, aproveitamos para lhe sugerir também a leitura deste artigo do Doutor Finanças sobre esta mesma temática e intitulado “Emprestar dinheiro a familiares e amigos: sim ou não?“.  Qualquer que seja a sua decisão em relação a esta questão, não deixe de registar tudo no Boonzi!

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?