A categoria de transportes é uma das que mais impacto tem no orçamento mensal. Reunimos um conjunto de dicas, umas óbvias e outras não tanto, para gastar menos dinheiro em combustíveis e em transportes.

Algumas dicas uma condução mais económica

  1. Verifique regularmente a pressão dos pneus. Uma pressão adequada não só lhes dá mais durabilidade, como asseguram economia em combustível. 
  2. Aprenda a poupar com o computador de bordo. Manter o computador de bordo ligado na opção de consumo de combustível actual não só introduz um forte factor psicológico de poupança, como ainda o ajuda a compreender melhor o seu automóvel e ensina a perceber o enorme impacto que as acelerações bruscas têm no consumo de combustível. Para além disso, esta observação regular permitir-lhe-à saber que tipo de condução pratica para que possa melhorá-la.
  3. Evite o ar condicionado. O ar condicionado pode aumentar drasticamente o consumo do seu carro. Certifique-se que evita de o ligar com o motor frio, e de preferência procure utilizá-lo só em viagens na auto-estrada. Na cidade, em pára-arranca, o ar condicionado pode ajudar a  fazer disparar a factura do combustível!
  4. Evite carga desnecessária. Se anda com carga na bagageira, retire-a. Quanto mais pesado estiver o seu carro, mais consumirá.
  5. Evite condução brusca e acelerações desnecessárias.  Acelerar para parar ao fim de alguns metros só o ajudará a consumir (muito) mais. Vá aumentando de velocidade calmamente, e verá o seu consumo a diminuir drasticamente.
  6. Desligue o motor. Já existem vários modelos de automóveis em que o motor entra num modo stand by, desligando-se quando o veículo se encontra imobilizado em filas, semáforos e outros obstáculos e voltando a funcionar quando se pressiona a embraiagem. No caso do seu automóvel não dispor dessa opção, opte por desligá-lo sempre que sabe que ficará imobilizado mais do que três minutos.
  7. Manutenção regular. Uma manutenção cuidada pressupõe a verificação regular do nível de óleo bem como a sua substituição nos prazos estipulados pelo fabricante, a substituição e/ou afinação de determinados componentes do motor do seu automóvel são fundamentais para a longevidade, performance e eficiência do seu veículo. Um motor bem calibrado consome muito menos que um motor sem manutenção.
  8. Modere a velocidade. Evite ultrapassar os limites impostos nas cidades e estradas. Estes não existem apenas para aumentar a sua segurança e a dos outros: ao respeitá-los estará também a praticar uma condução mais económica. De acordo com o potência do seu motor, o seu veículo consumirá muito mais acima de determinada velocidade. Por exemplo, num motor 1.3 velocidades acima de 130km/h fazem disparar drasticamente os consumos.
  9. Evite o ponto morto. Nas descidas acentuadas evite o ponto morto ou a posição neutra, pois o motor do seu carro em funcionamento engrenado numa mudança compatível sem aceleração corta o fornecimento de combustível (consumo nulo) e minimiza os riscos para a sua segurança.
  10. Planeie as suas viagens. Antes de sair de casa, vá ao Google Maps e veja o melhor caminho de acordo com o trânsito – uma das funcionalidades do Google Maps. É preferível que faça um caminho mais longo do que estar no meio do trânsito em pára-arranca.
  11. Utilize cartões de fidelização e cupões de desconto. O cartão AXA, por exemplo, dá 0.05€ de desconto por litro em combustível na Repsol. E as compras no Continente revertem em desconto na Galp, enquanto que as compras no Pingo Doce revertem em desconto na BP.

Dicas de Planeamento

Mesmo em viagens curtas é importante planear o percurso de forma a evitar grandes fluxos de trânsito. A utilização da aplicação GoogleMaps e a verificação do “território” controlado pelas empresas municipais de estacionamento (ex: EMEL) poderá facilitar o planeamento do percurso e reduzir ou anular a despesa com o estacionamento.

Antes de sair de casa, procure no Google Maps os estacionamentos perto do seu destino, e dirija-se imediatamente para esses locais. Evite andar às voltas à procura de lugar para estacionar.

Estes sites são excelentes ferramentas de planeamento:

1. Planeie percursos mais directos / rápidos

Google-maps

https://maps.google.pt/maps
http://www.viamichelin.pt/

2. Consulte os tarifários e áreas de estacionamento abrangidas pela EMEL

mapa-de-distribuição-das-zonas-EMELtarifários-EMEL

http://www.emel.pt/pt/estacionamento/parques/
http://www.tarifarioemel.com/
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/software/2012-09-20-melhores-apps-emel-mobile-para-encontrar-estacionamento-em-lisboa (app da EMEL que permite pesquisar parques de estacionamento perto do local onde se encontra)
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/emel-iniciou-hoje-sistema-pagamento-telemovel (app da EMEL que permite pagar o estacionamento através do telemóvel)

3. Conheça os custos das auto-estradas e calcule portagens

calcular-portagens

http://www.portugaltolls.pt/web/portal-de-portagens/home
http://www.estradas.pt/calculador-portagens
http://www.brisa.pt/PresentationLayer/taxasPortagem.aspx?menuid=15

4. Compare os preços dos combustíveis por localidade (todo o país)

preçoscombustiveis

http://www.maisgasolina.com/
http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/
http://www.appgeneration.com/geoinfo/gasol (app para procurar os postos de abastecimento mais próximos e económicos)

5. Tire partido dos cartões de desconto em combustível

cartao-repsol-470-214

Cartão Repsol: http://www.repsol.com/pt_pt/productos-servicios/tarjetas/Particulares/default.aspx
Cartão CaixaDrive (CGD): https://www.cgd.pt/Particulares/Gerir-Dia-a-Dia/Cartoes/Cartoes-Credito/caixadrive/Pages/Cartao-Credito-Caixadrive.aspx
Cartão Montepio Repsol: https://www.montepio.pt/SitePublico/pt_PT/particulares/cartoes/repsol.page?altcode=0801P
Cartão ACP (BP): http://www.bp.com/pt_pt/portugal/produtoseservicos/parcerias/acp.html
Cartão Galp Frota: http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/Galp-Frota/Paginas/Galp-Frota.aspx

Outras alternativas à utilização do automóvel

 1. Transportes públicos

Se na sua equação familiar ponderar a substituição do automóvel por uma utilização regular da rede de transportes públicos, poderá analisar as informações disponíveis em:

Lisboa:
http://www.metrolisboa.pt/
http://transporlis.sapo.pt/Default.aspx?tabid=36 (autocarros)
http://www.carris.pt/ (autocarros)
http://m.transportes.sapo.pt (aplicação gratuita que permite um acesso rápido à rede de transportes em Lisboa)

Porto:
http://www.metrodoporto.pt/
http://www.stcp.pt/pt/viajar/
http://www.mobiag.com/pt/ (aplicação gratuita sobre horários, percursos, distâncias, preços e paragens dos transportes públicos do Porto).

2. Carsharing e Boleias

Dividir o carro e, por conseguinte, as despesas em combustível e portagens é uma solução cada vez mais procurada. Quer seja para percorrer pequenas distâncias (casa – trabalho, por exemplo), ou distâncias maiores (Porto – Lisboa; Lisboa – Faro, etc.), existem vários sites e grupos de Facebook dedicados à procura e oferta de boleias.

http://www.deboleia.com
http://www.carlpoolworld.com
http://www.compartir.org
http://www.pendura.pt
http://umcoche.com/

3. Trocar o automóvel por um motociclo

Se tem carta de condução da categoria B está também habilitado a conduzir motociclos sem carro lateral com cilindrada não superior a 125 cm3 e potência até 11 KW. Trocar o carro por um motociclo permite atingir elevadas poupanças anuais em combustível.

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?