Foi com surpresa que, ao folhearmos a Exame Informática de Julho, encontramos uma review ao Boonzi, na página 55. Partilho convosco a review.

Dinheiro sob controlo

Num mundo perfeito, não seria necessário estar atento ao saldo bancário. Como não vivemos num mundo perfeito, existem
soluções que nos ajudam a manter o orçamento mensal sob controlo, para não termos supresas desagradáveis. O Boonzi é uma destas soluções.

Programado por portugueses, esta aplicação é simples o suficiente para ser usada por qualquer um e dispõe de alguns truques na manga que facilitam o uso.

ExameInformatica-682x1024

Euros sob controlo

Para começar a usar o Boonzi temos que criar uma conta local, que representa a nossa conta bancária. A partir daqui é fácil começar a preencher o programa com informações sobre despesas e receitas: basta entrar no nosso banco online, selecionar os movimentos, copiar a informação e colar no Boonzi.

Para nos orientarmos melhor no meio de tanta informação o Boonzi permite que criemos categorias e sub-categorias de despesas e receitas. Assim, podemos ter, por exemplo a categoria Despesas Fixas, dentro da qual temos Eletricidade, Água, etc. Podermos identificar no momento da importação a que categoria pertence a despesa e criar novas categorias no momento. Se o programa detetar entradas semelhantes (por exemplo, vários pagamentos com a mesma referência), oferece-se para preencher automaticamente a categoria dessas entradas, o que poupa trabalho.

Depois deste passo, podemos analisar as despesas com a ajuda de gráficos de barras ou circulares, para ver quanto ja gastámos, quais as categorias onde gastamos mais, quanto nos sobra, etc. Até podemos ver um gráfico com a evolução do saldo bancário ao longo do tempo.

Bom e mau

A interface é, como dissemos, simples de entender e os automatismos durante o preenchimento são ótimos. Mas existem pontos que podem criar confusão. Por exemplo, se estiver a preencher uma categoria e pressionar Enter, o foco do programa passa para o valor da despesa e corremos o risco de alterar o valor inadvertidamente. Ora, se acabámos de copiar os diferentes valores do banco online, qual a necessidade de o alterar no programa?

Julgamos que também seria muito útil se fosse possivel configurar o programa para tratar o “mês” como o período compreendido entre salários. Isto facilitaria a vida àqueles que se guiam pelo ordenado para contar o mês e evitaria situações em que o programa nos diz que temos saldo negativo, quando, na realidade, a aplicação já deveria estar a contar um novo mês.

Conclusões

Apesar destas pequenas questões, o Boonzi e um ótimo programa para quem quer manter as contas sob controlo. Os gráficos em particular são bons para ter uma melhor ideia de para onde está a ir o seu orçamento mensal. Existe uma versão de avaliação mas julgamos que os 40 euros pedidos não são descabidos, tendo em conta as funcionalidades. E é software português, pelo que esta a ajudar o país se o comprar.

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?