Chegado o Verão, nada como aproveitar os inúmeros eventos culturais que surgem nesta época do ano. Para que o possa fazer sem gastar dinheiro, partilhamos consigo alguns eventos gratuitos e  refrescantes na zona de Lisboa.

Exposições

Até ao próximo dia 7 de Julho está patente a exposição Landart Cascais Exposição de Arte na Paisagem, na Quinta do Pisão em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais.

O espaço natural que acolhe esta exposição pelo 4.º ano consecutivo está aberto todo o ano e desde Abril que a LandArt oferece propostas de intervenção artística assentes num conceito de fusão com a natureza, sustentabilidade e ecologia. Não deixe também de prestar atenção à exposição LOMO e às fotografias que resultaram do Workshop de Lomografia na LandArt 2012.

Música

No Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste GulbenkianOGRE apresentará o seu álbum “Electrodoméstico” pela voz de Maria João e outros monstros do panorama jazzístico nacional. Contemple a performance deste “gigante devorador de várias línguas musicais” num dos jardins mais emblemáticos da capital, no dia 25 de Julho às 21h30.

Continuando por caminhos refrescantes do Jazz na sua expressão mais Lusitana temos os Groove 4tet, um quarteto que assume influências do SoulBluesFunk e Jazz. Será no Oitavos Hotel em Cascais no dia 13 de Julho pelas 19 horas. Não perca a oportunidade de se render ao encanto da esplanada do Oitavos.

Os jardins de Lisboa vão receber um festival de música silencioso. Até ao dia 29 de Setembro e sempre no último domingo de cada mês, poderá surpreender-se com o RED BULL SILENT GARDEN. Coloque os headphones bluetooth disponíveis nos 72 listening pods e permita-se a uma experiência musical inovadora. O Jardim da Estrela receberá a próxima sessão a 28 de Julho após as 17h.

Fotografia

Na fotografia a primeira sugestão remete para o Centro Cultural de Cascais e para o glamour da exposição “Made in Hollywood. Tenha em conta a grande afluência do público e planeie uma visita até ao dia 1 de Setembro.

Na Cordoaria Nacional, na maior exposição da obra de Sena da Silva, estão retratados trabalhos do autor que foi considerado por muitos como um dos mais notáveis fotógrafos de Lisboa. Está patente até ao dia 4 de Agosto de 3.ª a domingo (período da tarde ao fim de semana). Não perca a oportunidade de espreitar e sentir a frescura da Cordoaria Nacional.

Bip Zip

No coração de Lisboa, no MUDE poderá conhecer o programa BIP ZIP, através da exposição “Dentro de ti ó Cidade”. Programa esse que mobilizou moradores dos bairros lisboetas a participar e a transformar o bairro no seu bairro. Simplesmente inspirador! A não perder até ao próximo dia 27 de Julho.

Andy Warhol – Icons

Não perca a oportunidade de contemplar, até ao próximo dia 11 de Julho na Praça Central, algumas das obras originais do pai da PopArt no Centro Comercial Colombo através de uma exposição que está a correr o mundo e que pretende ir ao encontro das pessoas, concentrando-se em locais de grande afluência do público em geral.
Ícones como a lata de sopa Campbell’s, Serigrafias de Marilyn Monroe e Mick Jagger estão disponíveis através do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” que conta com a curadoria de Maurizio Vanni (crítico e historiar de arte italiano) e tem como embaixadora a diretora do ExperimentaDesign Guta Moura Guedes.
Esta é a 3.ª edição e já contou com a colaboração do Museu Berardo e o Museu Nacional de Arte Antiga nas anteriores edições.

 

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?