Método dos envelopes vs. Orçamentos do Boonzi: qual o melhor para gerir o seu dinheiro?
Se ainda não descobriu o método ideal para gerir eficazmente o seu orçamento mensal, conheça dois métodos bastante diferentes (o método os envelopes e os orçamentos do Boonzi) e descubra se algum deles é compatível com o seu estilo de gestão de finanças pessoais.
Como funcionam os orçamentos do Boonzi?
Poderá preferir este tipo de orçamentação se as novas tecnologias não o assustam e se prefere ferramentas que automatizam a tarefa de criar e controlar o orçamento mensal, ajudando-o a cumprir os seus objectivos.

Uma das vantagens dos orçamentos do Boonzi é o facto de se ajustarem automaticamente às despesas do mês, mostrando claramente o seu progresso.
À medida que vai registando as despesas do mês, o Boonzi mostra-lhe se está dentro do seu orçamento ou se, pelo contrário, está a excedê-lo.
Nessa altura, poderá redefinir o seu orçamento de forma a ainda assim conseguir poupar dinheiro no fim do mês, previsão que o Boonzi recalcula sempre que aplica alterações ao seu orçamento.
Ou seja, à medida que vai registando as suas despesas do mês, o Boonzi informa-o se está dentro do seu orçamento ou se, pelo contrário, está a excedê-lo. Assim assegura que cumpre os seus objectivos (poupar dinheiro para comprar um carro, reduzir dívidas, planear umas férias, etc.)

Para além disso, se já for utilizador do Boonzi há algum tempo, a aplicação permite-lhe criar automaticamente um orçamento com as suas categorias de receita e despesa, poupando-lhe assim muito trabalho e dá-lhe também uma previsão de quanto vai poupar caso de mantenha fiel ao seu orçamento. Se se desviar do mesmo, o Boonzi recalcula esta previsão.
Para o ajudar a definir valores para as suas categorias, o Boonzi mostra-lhe também um resumo das suas despesas habituais para que possa definir orçamentos realistas e que consiga cumprir sem esforço. Se utiliza também o Boonzi no telemóvel com a aplicação Boonzi Mobile, poderá também fazer-se acompanhar pelos seus orçamentos onde quer que vá, de forma a poder consultá-los sempre que precisar de tomar uma decisão durante uma compra, por exemplo.

Em que consiste o método dos envelopes?
O método dos envelopes consiste em atribuir um envelope a cada categoria, definindo um limite de despesa por categoria e colocando esse dinheiro dentro do envelope correspondente.
Como funciona?
O sistema dos envelopes funciona tal e qual como um orçamento, com a diferença de que coloca dinheiro real dentro de cada envelope correspondente à categoria orçamentada e devidamente identificada em cada envelope.
- O primeiro passo é, como num orçamento tradicional, distribuir o seu dinheiro por categorias de despesas fixas ou variáveis.
- A seguir, atribua um envelope a cada categoria.
- Defina quanto está disposto a gastar no mês actual e distribua por cada categoria, colocando o dinheiro em cada envelope.
Dicas úteis
- Uma dica útil na escolha do tamanho dos envelopes, é ter em atenção que o dinheiro que será gasto fora de casa, deve ser mantido em envelopes mais pequenos, que caibam na sua carteira.
- Nas costas do envelope onde já consta o nome da categoria, escreva a lápis a quantia inicial que definiu e recalcule (apagando e escrevendo os novos valores) à medida que vai gastando o dinheiro.
E se o dinheiro de um envelope acabar antes do mês?
Como em qualquer orçamento, existem duas opções:
- retirar dinheiro a outro envelope/categoria
- não gastar mais dinheiro na categoria em questão até ao próximo vencimento.
Claro que pode sempre acrescentar dinheiro, mas nesse caso não estará a cumprir o seu orçamento, pelo que o aconselhado é optar por uma das opções acima.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro sistema de orçamentação, o sistema dos envelopes tem as suas vantagens e desvantagens. Vejamos quais.
Vantagens
- Ajuda-o a manter-se organizado e a poupar no final do mês (se se mantiver fiel ao orçamento, claro)
- É um método fácil de entender, especialmente para quem não se dá muito bem com programas de finanças pessoais;
- Pode ser especialmente útil para quem precisa de uma visão “real” e imediata do seu orçamento;
- Para muitas pessoas, pagar tudo com dinheiro vivo torna mais difícil gastar dinheiro em coisas desnecessárias, pois psicologicamente “dói” ver o dinheiro a desaparecer;
Desvantagens
- Só funciona se for detentor de uma grande capacidade de auto-controlo; por vezes ter o dinheiro à mão, torna-nos consumidores impulsivos;
- Não é muito seguro andar com muito dinheiro na carteira, especialmente quando esse dinheiro corresponde ao montante que pretende gastar num mês;
- Não permite planear e orçamentar meses futuros; é um método que se foca no presente e que não permite obter uma visão a longo prazo das suas finanças e futuro financeiro;
- É fácil perder o “rasto” ao dinheiro; ou seja, mesmo que gaste apenas o dinheiro que está dentro de um determinado envelope, não saberá ao certo onde o gastou a menos que faça um controlo rigoroso, uma vez que não dá para registar automaticamente as suas despesas.
- A acumulação de trocos.
Com todas as suas vantagens, este método de orçamentação é bastante trabalhoso, uma vez que não regista as suas despesas e requer muita atenção e sentido de organização da parte do utilizador.
Felizmente, existem métodos para todos os tipos de utilizadores, quer prefiram este tipo de método, quer prefiram uma alternativa mais moderna e prática.
Sistema de envelopes vs. orçamentos do Boonzi
Agora que já listamos as vantagens e desvantagens do sistema de envelopes, vamos compará-lo a um sistema de orçamentação completamente diferente para que possamos ajudá-lo a escolher o que se adequa melhor às suas necessidades. 🙂
Dividir o dinheiro por envelopes é apenas um dos métodos para criar e controlar um orçamento mensal, sendo que pode escolher o que achar mais prático e eficaz, seja através da criação de tabelas em Excel ou da criação de orçamentos no Boonzi ou noutra aplicação de finanças pessoais.
Conclusão
Qualquer que seja o método que prefere para construir o seu orçamento mensal, o importante é criá-lo da forma que achar mais prática e motivadora. O seu orçamento mensal é a sua melhor ferramenta para poupar e manter a sua vida financeira organizada. 🙂
E você, que método prefere para organizar o seu orçamento mensal? Já experimentou os orçamentos do Boonzi? Pode sempre experimentá-los (assim como a todas as outras funcionalidades) gratuitamente durante 30 dias. Faça o download aqui e descubra se os orçamentos do Boonzi são a ferramenta ideal para gerir o seu orçamento mensal. 🙂
Comentários