Apesar de sermos uma equipa pequena, em 8 meses o Boonzi tem crescido imenso, contando com quase 30 actualizações. Porém, o melhor está para vir!

Partilho neste artigo aqueles que são os nossos planos de curto/médio prazo para as futuras versões do Boonzi.

Como em todos os produtos tecnológicos, todas as semanas surgem imprevistos e novidades que nos obrigam a ser ágeis e a alterar os planos constantemente. Como tal, os planos aqui partilhados não representam um compromisso da nossa parte, sendo sim, um conjunto de objectivos estratégicos que definimos para os próximos meses, sujeitos a alteração em qualquer momento.

[11/12/2014 – já está disponível a versão Beta 3 do Mega-Budgets ]

[01/11/2014 – já está disponível a versão Beta 1 do Mega-Budgets ]

[24/02/2014 – O Boonzi Mobile já está disponível na App Store e na Play Store ]

[19/02/2014 – Cloud Sync já está disponível na versão 1.10 ]

[19/02/2014 – Como descobrimos que não somos bons em futurologia, retiramos as datas do artigo 🙂]

[04/01/2014 – Cloud Sync já está disponível na versão Beta]

[13/11/2013 – Os nossos planos estão atrasados. Mais info abaixo]

Os títulos abaixo correspondem aos nossos nomes de código internos para cada uma das actualizações que queremos fazer.

“Cloud Sync” – Sincronize os seus dados entre múltiplos computadores e dispositivos

[Já disponível – veja mais aqui]

Actualmente, se quiser utilizar o Boonzi em vários computadores, precisa de recorrer ao Dropbox ou Google Drive para sincronizar o seu ficheiro de perfil. Vamos poupar-lhe este trabalho, e criar sincronização automática “out-of-the-box”. Isto é, não precisará de fazer nada para ter os seus dados em todo o lado.

Esta é uma tarefa bastante trabalhosa, mas essencial para nos podermos então passar para o desenvolvimento de apps para iOS e Android (ver abaixo).

iOS/Android Apps

[Já disponível – veja mais aqui]

A pergunta que nos fazem mais vezes é: “está nos vossos planos uma versão do Boonzi para iOS/Android”? A resposta é: definitivamente! Pelo número de solicitações que recebemos, é, garantidamente, a nossa principal lacuna, e por isso o nosso maior objectivo.

Pretendíamos ter lançado aplicações mobile desde início. Porém, tivemos uma má experiência onde aprendemos que o desenvolvimento para Mobile deve ser feito “dentro de casa” se quisermos assegurar um trabalho de qualidade e com continuidade. Assim, terá que ser a nossa própria equipa, responsável pelo desenvolvimento do Boonzi para MacOS e Windows, a criar as aplicações para iOS e Android. Assim que as actualizações referidas neste post estiverem concluídas, essa equipa será alocada ao desenvolvimento para Mobile. Não descartamos, porém, a hipótese de reforçarmos a equipa e começarmos a trabalhar nas Apps mais cedo.

“Forecast” – Saiba quanto dinheiro vai ter daqui a 40 anos

Esta actualização trará um novo relatório que, pegando no seu histórico de consumo dos últimos meses, tenta prever a sua posição financeira nos próximos 40 anos. Depois, poderá utilizar as ferramentas adicionais do relatório para criar os seus próprios cenários de vida: “E o que acontecerá se o meu vencimento subir em 10% a partir do próximo ano? E se conseguir diminuir as despesas mensais em 15% em 2015? E se entretanto concluir o pagamento do crédito xpto?”.

“Mega-Budgets” – Planeie o destino de cada cêntimo em cada um dos próximos 12 meses

[Já disponível – veja mais aqui]

As ferramentas actuais de orçamentação do Boonzi são de utilização muito simples, mas limitadas para utilizadores mais exigentes. Estamos a construir uma nova secção de orçamentação mais poderosa e completa, que lhe permitirá planear mês a mês os valores previstos para cada uma das categorias de despesa e receita.

O Boonzi dir-lhe-á exactamente qual será o seu saldo mensal se cumprir o seu plano, e ainda qual será exactamente a sua posição financeira daqui a 12 meses se cumprir à risca o plano que especificar. Ou seja, o objectivo é colocá-lo em absoluto controlo do seu futuro financeiro.

 

Outras releases intermédias

Pelo meio, não pomos de parte fazer algumas actualizações de menor dimensão. Gostaríamos de resolver os seguintes assuntos:

Backups automáticos (Disponibilizado no dia 13/09): Sempre que arranca o Boonzi, este irá fazer um backup automático do seu perfil para uma pasta especificada por si. Estamos já a desenvolver esta funcionalidade que deverá ser disponibilizada entre esta e a próxima semana;

Contas em divisas diferentes: Recebemos muitas solicitações para que o Boonzi suporte contas em diferentes divisas (por exemplo, uma conta em USD, e outra em GBP, vendo tudo em EUR). Já tentamos explorar soluções para este problema no passado com insucesso, mas temos uma nova estratégia que gostaríamos de experimentar;

“Fechar” contas: Por vezes um depósito a prazo vence, ficando com o saldo a 0. Neste caso não se pretende apagar o depósito – queremos manter o histórico -, mas sim “escondê-lo” do interface. Infelizmente, este problema não é de fácil solução pois, apesar da conta estar escondida, as transferências para outras contas não devem afectar o saldo global (não são uma receita/despesa), o que confunde o utilizador. Assim que chegarmos a uma solução intuitiva para o utilizador, enfrentaremos este problema;

Novo perfil pré-carregado com categorias e auto-categorização: Quando se cria um perfil vazio, este vem sem categorias. Embora a maioria dos utilizadores prefira criar a sua própria árvore de categorias, existem vários que preferiam não ter este “trabalho” adicional, podendo ainda usufruir de auto-categorização desde a primeira importação. A razão pela qual ainda não abordamos este assunto, prende-se com o facto de que o Boonzi é um produto internacional, sendo que precisamos de encontrar uma abordagem suficientemente genérica que consiga satisfazer as necessidades de utilizadores de países diferentes.

Wishlist

Recebemos com regularidade pedidos de novas funcionalidades e melhorias, sendo que registamos todos os pedidos numa “wishlist”. Periodicamente, revemos a wishlist e discutimos as funcionalidades mais solicitadas e que não complicam o Boonzi em demasia.

Gostaríamos de dar resposta a tudo, mas como reparou temos imensos planos para tão poucas mãos. 🙂 Seguem abaixo algumas das principais solicitações (actualizarei a lista ao longo do tempo):

Detecção de transacções duplicadas: se ao importar se enganar e copiar transacções a mais, o Boonzi deveria detectar a existência de duplicadas, e informá-lo;

Despesas e receitas com sinal contrário: alguns utilizadores solicitaram a possibilidade de registar o saldo que fica em cartão promocional após uma despesa. Isto implicaria que uma transacção de despesa pudesse ser simultâneamente de receita – ou mesmo, um transferência! Gerir o saldo de cartões promocionais é um use-case interessante, mas ainda não encontramos nenhuma solução que o permita fazer sem “complicar” o interface para os restantes utilizadores.

Vários níveis de categorias

Melhorias na exportação de relatórios e impressão

Colocar “Flags” nas transacções (Disponibilizado no dia 12/10

Conclusões

As próximas duas grandes actualizações estarão focadas em ajudá-lo/a a controlar o seu futuro financeiro (“Forecast” e “Mega-budgets“). Posteriormente, focar-nos-emos em sincronização com a Cloud e no desenvolvimento das aplicações Mobile que irão sincronizar com a versão desktop.
Pelo meio, temos várias releases intermédias que poderemos vir a considerar.

Se tiver sugestões ou necessitar de alguma funcionalidade em específico, partilhe-as connosco. Não conseguimos responder a todas as necessidades, mas quanto mais feedback recebermos, mais fácil (ou difícil 🙂 ) é para nós planearmos as próximas evoluções.

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?