Com o lançamento do Boonzi 40, têm surgido algumas questões frequentes. Para ajudar a respondê-las rapidamente, criei este artigo que irei actualizando ao longo do tempo.
Posteriormente, iremos actualizar os guias no nosso site com as novidades do Boonzi 40, onde incluiremos as perguntas neste artigo. Ora, aqui vão:

Tenho uma versão anterior do Boonzi, e quero o Boonzi 40. Tenho que pagar?

Não. A licença que adquiriu inclui todas as actualizações durante um ano*. Logo bastará fazer a actualização como de costume para ter acesso ao Boonzi 40. 🙂

* nós comunicamos 6 meses, mas até ao momento temos oferecido sempre um ano 😉

Comprei a minha licença há mais de um ano, e já não permite actualizar. Tenho que pagar?

Não. Basta que active o Boonzi Premium, e ficará com mais 6 meses de actualizações. O Boonzi Premium é um serviço adicional – Mobile+CloudSync+Updates – que estamos a oferecer enquanto estiver em Beta. Ou seja, é completamente gratuito durante 6 meses, pelo que basta que active o seu Premium, e faça a actualização. Não terá qualquer obrigação de continuar com o Premium (i.e. não terá que o pagar) quando os 6 meses expirarem.

Para activar o Premium, abra o seu Boonzi, vá a Configuração > Sincronização, e siga os passos. Se o seu Boonzi não tiver este menu, é porque tem uma versão *muito* antiga do Boonzi. Nesse caso, entre em contacto com o nosso suporte para estendermos a sua licença. 😉

Como posso instalar o Boonzi 40? O que tenho que fazer?

Nada de especial – como de costume, só terá que iniciar o Boonzi, aguardar um ou dois minutos, e clicar no aviso que aparecerá no topo a informar de uma nova versão.

Quando arranco o instalador do Boonzi 40, é-me pedido para remover antes a versão anterior do Boonzi. Nunca tinha visto esta mensagem noutras actualizações, vou perder os meus dados?

Não vai perder os dados, pois quando desinstalar o Boonzi o seu ficheiro de perfil (e configurações) são mantidos. Quando a actualização termina, o seu ficheiro de perfil abre como sempre. Mas para se assegurar que tudo corre bem, guarde um backup do seu ficheiro de perfil.

Este pedido de desinstalação só acontece nesta actualização, e acontece porque redesenhamos a forma como o Boonzi se auto-actualiza (i.e. agora o Boonzi actualiza com um clique, como no Spotify!). Este pedido de desinstalação não ocorrerá a partir das próximas versões.

Os orçamentos mensais e anuais que criei antes desapareceram

O Boonzi 40 revolucionou completamente a secção de orçamentos, que é agora extremamente poderosa – o ideal será ver todas as novidades neste artigo. A secção de orçamentos das versões anteriores do Boonzi era muito (muito!) limitada e incompatível com a nova forma de orçamentar, logo não havia forma de manter os orçamentos antigos.
Assim que criar o seu primeiro orçamento no Boonzi 40, perceberá imediatamente a diferença para a secção anterior de orçamentos, e o enorme poder que esta nova secção lhe traz na gestão do seu dinheiro futuro.

Actualizei para o Boonzi 40, e agora o meu Boonzi não inicia…

Esta situação aconteceu até ao momento com 3 pessoas (nas 718 que já actualizaram), e estamos a investigar porquê, e a resolver caso a caso. À partida, a probabilidade de lhe acontecer é baixa (3 em 718), mas se for o caso, não se preocupe pois será garantidamente resolvida assim que percebermos o que se passa.
Se aconteceu, entre já em contacto connosco, enviando-nos o ficheiro application.log na pasta c:\users\[seu nome]\AppData\Roaming\com.boonzi.desktop\Local Store

Com as novidades do Boonzi 40, terei que alterar o meu “workflow” habitual?

Nesta versão, reconstruímos toda a secção de Orçamentos, e a Visão Geral. Todas as outras funcionalidades foram retocadas, mas não mudamos nada que altere o seu workflow, à excepção de 3 melhorias das quais poderá usufruir:

  1. transferências podem agora ser categorizadas (tornando-as muito mais versáteis!).
  2. das contas divididas por tipos (desde a v1.37)
  3. da possibilidade de arquivar contas (desde a v1.38)

Assim, recomendamos que:

  1. passe a categorizar as transferências para tirar o máximo partido das mesmas nos relatórios e orçamentos;
  2. vá à Configuração > Contas, clique sobre cada conta, e defina o seu tipo;
  3. também na configuração > contas, arquive as contas que já não utiliza mas quer manter o histórico

O que muda com a possibilidade de categorizar transferências?

Imaginemos uma transferência da Conta A para a Conta B. As transferências sempre funcionaram da seguinte forma (em todas as versões):

  1. Se a conta B estiver “inactiva”, a transferência é vista como um débito do seu saldo (saiu dinheiro do seu património)
  2. Se a conta A estiver “activa”, a transferência é vista como um crédito do seu saldo (entrou dinheiro do seu património)
  3. Se ambas as contas estiverem activas, a transferência é ignorada (o seu património não mudou – é como se tivesse passado 100€ do bolso direito para o esquerdo)

Nas versões anteriores do Boonzi este era o comportamento em todas as secções, à excepção dos relatórios e orçamentos, o que não era completamente correcto. Isto é, o relatório e orçamentos ignoravam as transferências mesmo que desligasse uma das contas.
A partir do Boonzi 40, os relatórios e orçamentos passam a funcionar exactamente como descrito acima:

  1. Se ambas as contas estiverem activas, a transferência simplesmente não aparece nos relatórios (é ignorada, pois não saiu nem entrou dinheiro no seu património)
  2. Se uma das contas estiver inactiva, a transferência é tratada como débito ou crédito, aparecendo nos relatórios com a categoria que escolheu para a transferência (por exemplo, na categoria “Habitação : Prestação Mensal”). Se não colocou nenhuma categoria, o valor da transferência aparece em “Sem Categoria”

Mas a categorização da transferência muda, por exemplo, a forma de gerir o meu crédito à habitação (ou outros créditos)?

Não, passa é a ter mais uma possibilidade de análise e de orçamentação.

Recapitulando, a gestão do seu crédito à habitação (e outros créditos) deve ser feita da seguinte forma:

  1. Deve ter uma conta do tipo “Crédito”, com saldo negativo (i.e. o seu valor em dívida/passivo)
  2. Sempre que a prestação mensal é debitada da sua conta à ordem (CO), cria uma transferência com este valor da sua conta à ordem para a conta de crédito (CH) 
  3. Na sua conta de crédito, regista uma despesa na categoria de “Juros”

A partir do Boonzi 40, a transferência da CO para CH pode levar uma categoria (exemplo: “Habitação : Prestação”). Assim, ao analisar os relatórios ou orçamentos, e conforme explicado acima:

  1. Se tiver o CO e CH activos, a transferência (prestação) é ignorada, verá o valor dos juros como despesa, e verá uma diminuição da sua dívida 
  2. Se “desligar” o CH, a transferência aparece como uma despesa na categoria “Habitação : Prestação”. Algo que não era possível nas versões anteriores!

Ou seja, aumenta as suas possibilidades de análise, e assim pode passar a orçamentar a Prestação Mensal, se excluir o CH dos orçamentos (algo que recomendamos).

Porque não consigo “activar” e “desactivar” contas quando estou na secção de orçamentos ?

A forma correcta consiste em ir à Configuração > Contas, e escolher as contas que não quer contemplar nos orçamentos.
Quando cria os orçamentos dos próximos meses, fá-lo de acordo com uma determinada expectativa para um grupo de contas. Não faz sentido que possa activar e desactivar contas a qualquer momento, pois isso invalidaria o plano que criou.

Assim, antes de começar a orçamentar, deve ir à Configuração > Contas, e decidir que contas deve contemplar no orçamento, e quais deve excluir. Na pergunta seguinte damos uma ajuda!

Devo orçamentar todas as minhas contas ou excluir algumas? O que recomendam ?

Os orçamentos são altamente eficazes para gerir o seu património líquido. Isto é, deve incluir nos orçamentos todas as contas que lhe disponibilizam o dinheiro que pode usar no seu dia-a-dia:

Incluir nos orçamentos:

  • Fundo de Maneio: Dinheiro, Contas à ordem, Cartão Refeição
  • Crédito: Cartão de crédito 
  • Poupanças: Depósitos a prazo e poupanças com elevada liquidez

Deve excluir:

  • Créditos: Todos os créditos de longo prazo (Habitação, Automóvel, Consumo)
  • Investimentos

Ao configurar o Boonzi da forma indicada acima, sempre que estiver a planear um mês verá exactamente quanto dinheiro terá disponível para distribuir pelos gastos futuros.
E como excluiu os créditos de longo prazo, a transferência relativa à sua prestação mensal passa a ser vista como uma despesa – ou seja, passa a poder orçamentar a categoria “Habitação : Prestação Mensal” que referi acima, no tópico da categorização de transferências.

Obviamente terá a liberdade de escolher a configuração que se adaptar mais ao seu caso, embora esta nossa recomendação seja efectivamente a forma mais correcta de fazer a gestão do seu património futuro.

Recordo que para incluir/excluir contas dos Orçamentos, basta ir a Configuração > Contas, e para cada conta, desactivar/activar a caixa de “Excluir dos orçamentos”.

Porquê Boonzi “40”? 40 ?

O Boonzi estava na versão 1.38. Não oficialmente existiu a 1.39 (a.k.a “MegaBudgets Beta”), e esta seria a versão 1.40.

Mas já nos queríamos livrar do “1″ há algum tempo. É que nos dias que correm o “1″ não serve para nada: o que é uma versão “2″ num software que evolui todas as semanas?
Então adoptamos a estratégia de versioning do Chromium da Google –http://www.chromium.org/developers/version-numbers – que tem uma política de actualizações idêntica à nossa.

Daí o “Boonzi 40″.  🙂

A partir de agora evoluirá para 41, 42, 43… sempre que houver uma novidade, e para 40.1, 40.2, 40.3… sempre que houver uma correcção de bug ou pequena melhoria.

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?