Voluntariado: as vantagens e como o incluir no CV
Para além das motivações pessoais o voluntariado pode também acrescentar algumas vantagens à sua vida profissional.
O trabalho voluntário pode ser bastante gratificante e recompensador ao nível pessoal, uma vez que não existe preço para o sentimento de que estamos a fazer algo para o bem de outro. Este tende a desenvolver competências ao nível das relações humanas, organizacionais e de comunicação.
Num momento em que as empresas cada vez mais procuram pessoas capazes de se envolverem e que procurem soluções inovadoras e humanas no trabalho que desenvolvem, competências como as que acima referimos são bastante consideradas na hora de escolher um candidato.
Assim, o voluntariado acaba também por ter um papel preponderante no percurso profissional, seja ele numa pequena associação ou numa grande instituição.
Voluntariado e trabalho de graça, qual a diferença?
Para além da motivação pessoal, a maior diferença reside na protecção concedida ao voluntário, que numa situação de trabalho gratuito ou não remunerado não existe.
Segundo a lei, o trabalho voluntariado deve ser do interesse social e comunitário, pelo que existem alguns direitos que protegem os voluntários e que referimos de seguida.
- Acesso a formação inicial e continua;
- Estabelecer um programa de voluntariado, que defina com precisão quais as funções e duração do voluntariado;
- Seguro social de voluntário;
- Ser reembolsado pelas despesas que o voluntário realize no exercicio das suas funções;
- Receber uma indemnização, subsídio ou pensão no caso de sofrer algum acidente ou contrair alguma doença no exercício da sua função.
Vantagens
- Constituir uma rede de contactos
Esta pode ser uma ótima ajuda na inserção ou reinserção no mercado de trabalho. O voluntariado pode trazer-lhe bons contactos com quem pode trocar informações, ideias e até pedir aconselhamento sobre a área onde se pretende inserir profissionalmente. Porque conversa puxa conversa, quem sabe não surge uma oportunidade de trabalho dentro da sua rede de contactos?
No blog do Boonzi já lhe falámos de um pouco deste tópico, no artigo “5 dicas para criar relações profissionais genuínas em eventos de networking”.
- Adquirir experiência
Se ainda não teve nenhuma experiência profissional este pode muito bem ser um primeiro contato com o funcionamento interno de uma instituição, pois apesar de ser voluntário existem competências profissionais que certamente vai desenvolver. Ao mesmo tempo para quem trabalha, esta é sempre uma forma de descobrir novas aptidões, que não só o vão enriquecer pessoalmente, mas que podem mudar e até melhorar a forma como lida com algumas situações de trabalho.
- Desenvolver competências
Para além das competências interpessoais, fazer voluntariado é também uma forma de adquirir outros conhecimentos, como por exemplo novas línguas, novos processos de trabalho e novas técnicas ou melhores formas de trabalhar em equipa e de liderança.
“Devo incluir o meu trabalho voluntário no Curriculum?”
Sim. Se não tem muita experiência profissional ou mesmo se está desempregado há algum tempo, incluir o voluntariado no seu CV demonstrará a quem o recruta que é uma pessoa empenhada e dinâmica.
No seu CV, dependendo do tipo de voluntariado e a relevância que este possa ter no seu percurso profissional, poderá incluí-lo na parte da experiência profissional ou nas informações adicionais. Por exemplo, se o seu trabalho como voluntário lhe trouxe novas ideias, bem como lhe ensinou melhores práticas que já aplicou ou vai aplicar no exercício da seu trabalho deve definitivamente inclui-lo como experiência profissional.
De forma valorizar a sua experiência, para além do CV, é importante que a sua candidatura seja cuidada e pensada, leia também o artigo do Doutor Finanças, “8 conselhos para escrever candidaturas mais eficazes”.
Atenção!
Apesar dos benefícios que o voluntariado pode trazer à sua vida profissional, não o deve realizar meramente com esse intuito. Este não deve constituir uma obrigação, mas um complemento à sua vida pessoal e profissional. Se pretende fazer um voluntariado, procure algo que realmente o motive e satisfaça os seus objectivos.
Comentários