Pode optar por duas estratégias diferentes para gerir dinheiro:

  1. Cria uma conta de dinheiro no Boonzi, e regista todas as despesas que efectua
  2. Sempre que levanta dinheiro, regista como uma única despesa com uma categoria à sua escolha

Ambas as estratégias têm vantagens e desvantagens.

1. Gestão completa da conta a dinheiro

Esta é a estratégia que recomendamos, que consiste em:

  1. Criar no Boonzi uma conta a que chamará Dinheiro
  2. Sempre que levanta dinheiro, regista no Boonzi o levantamento como uma transferência da conta à ordem para a conta a Dinheiro
  3. À medida que vai fazendo despesas com dinheiro, vai guardando as facturas ou anotando para depois registar cada despesa manualmente no Boonzi

Naturalmente, a desvantagem desta estratégia é o facto de lhe dar mais trabalho e o obrigar a ser mais organizado. Em contrapartida, obterá relatórios precisos que lhe ajudarão a detectar onde poupar dinheiro.

Esta é a estratégia que recomendamos porque, regra geral, é mais fácil haver algum descontrolo na gestão de numerário. Tipicamente, se procura diminuir as suas despesas, os gastos em dinheiro são um bom começo. Se abdica de os registar dificilmente saberá as suas despesas mensais com pastelaria, café, tabacaria, estacionamento e outras categorias normalmente pagas em dinheiro e que regra geral têm impacto no orçamento mensal.

Precisamente para resolver estes casos, criamos uma app para telemóvels Apple e Android para que possa registar as despesas no momento em que as realiza. Veja aqui como registar despesas no seu telemóvel usando o Boonzi Mobile.

2. Categorizar o levantamento

Se for por este caminho, bastar-lhe-á categorizar todo e qualquer levantamento em dinheiro com uma categoria a seu gosto – por exemplo “Gestão diária”. Será mais simples gerir numerário, mas em contrapartida não conhecerá aquelas despesas em que regra geral é possível cortar para aumentar o orçamento mensal – pastelaria, tabaco, estacionamento, e outras categorias tipicamente pagas em dinheiro.

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