Porque é que não consigo apagar uma determinada conta?
Quando apaga uma conta, todas as transacções na mesma são apagadas e perderá todo o histórico dessa conta. Naturalmente, se está a apagar a conta, este será um comportamento desejável e esperado.
Existe, porém, uma excepção. Se apagar uma conta que tem transacções de transferência para outras contas, irá remover as suas transacções, e como tal, provocar erros no saldo e relatórios das outras contas. Isto é, imagine que transferiu 200€ da conta A para a conta B. A conta B ficará com mais 200€. Se apagar a conta A, a transferência também será apagada e o saldo da conta B ficará errado – com menos 200€.
Para evitar este problema, para apagar uma conta com transferências, deve procurá-las no extracto dessa conta e:
- Remover cada uma das transferência, sabendo que ao fazê-lo resultará na alteração do saldo das contas de destino
- Ou editar cada uma das transferências, convertendo-as em despesas ou receitas na conta de destino, o que garantirá a consistência dos seus dados e saldos correctos
Assim que uma conta deixa de ter transferências, passa a ser possível apagá-la.