Criei uma conta e ao inserir transacções o meu saldo aparece errado?
Isto poderá estar a acontecer pelas seguintes razões:
1. Definição errada do saldo ou data no momento de criação da conta
Quando cria uma conta deve especificar correctamente o saldo da conta na data que indicar. Quando regista despesas, o Boonzi irá recalcular o saldo da conta antes e depois da data que indicou na criação de conta tomando como base o saldo por si especificado. Se, ao inserir transacções, o saldo após a transacção estiver errado, vá às Contas no menu Configuração e verifique se preencheu correctamente o saldo da sua conta na data especificada.
Dica: para que os dados no Boonzi fiquem precisos ao cêntimo, especifique correctamente o saldo de cada conta. O ideal é que configure a conta com o saldo de ontem às 23h59 – ou seja, o saldo da última transacção de ontem.
2. Colunas trocadas
Quando está a importar as suas transacções verifique se as colunas estão correctamente identificadas antes de clicar em “Avançar”. Nem sempre é possível ao Boonzi detectar as colunas correctamente, pelo que na primeira importação pode precisar de “ensinar” ao Boonzi quais as coluans correctas.
Por exemplo:
- 1ª coluna: Esta está correcta. É importante especificar não só a data, mas o formato desta também. neste caso: dia/mês/ano.
- 2ª coluna: Esta coluna está mal classificada. A data já está especificada, pelo deverá ser marcada com “Ignorar”.
- 3ª coluna: Descrição – correcta.
- 4ª coluna: Neste caso, estes valores não correspondem ao Saldo, mas sim ao Montante.
- 5ª coluna: Esta coluna deve estar identificada como “Saldo” ou “Ignorar”. Poderá ignorar sem problema, visto que o Boonzi recalcula o saldo em todas as importações.